Você já deve ter ouvido alguma vez por aí a informação de que a musculação dá varizes, tema que ainda gera dúvida e questionamentos entre muitas pessoas. Essas veias dilatadas e tortuosas nas pernas, que afetam 38% da população brasileira – de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) –, podem causar desconforto e preocupação estética, levando muitos a buscar informações e soluções para o seu tratamento.
Mas, no mundo vascular, existe uma série de “mitos e verdades” que prevalecem, podendo induzir as pessoas a evitar buscar o tratamento adequado.
De acordo com Helen Pessoni, médica especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) com certificação pela Associação Médica Brasileira (AMB), isso ocorre devido às informações equivocadas prontamente disponíveis na internet, as quais podem conduzir a decisões inadequadas em relação à saúde vascular.
Por esse motivo, ela listou algumas questões famosas sobre o tema para esclarecer de uma vez por todas. Veja abaixo o que diz a médica!
Musculação dá varizes
Mito. “A musculação, quando praticada adequadamente, pode, na verdade, contribuir para a prevenção de varizes”, ela explica. “O exercício regular fortalece os músculos das pernas, principalmente a musculatura que compõe a panturrilha, capaz de impulsionar 60% a mais de sangue durante a atividade física, e auxilia o bombeamento de sangue de volta ao coração, desempenhando um papel fundamental na redução do risco de desenvolvimento de varizes.”
No entanto, é importante realizar os exercícios com a técnica adequada. Se as varizes já estiverem presentes, é aconselhável buscar a orientação de um médico para orientações específicas.
Exercícios físicos podem aliviar os sintomas das varizes
Verdade. “Exercícios físicos, como caminhar e nadar, podem melhorar a circulação sanguínea e aliviar os sintomas das varizes, e mesmo a realização da musculação não é hoje considerada um problema, desde que seja realizada com orientação profissional, sem sobrecarga. É importante escolher atividades de baixo impacto e evitar exercícios que coloquem muita pressão nas pernas, como levantamento excessivo de peso.”
Este é apenas um problema estético
Mito. “As varizes são muito mais do que uma questão de aparência,” afirma a Dra. Pessoni. “Embora a preocupação estética seja legítima, as varizes podem causar dor, inchaço, coceira, alterações da coloração da pele e sensação de peso nas pernas. Além disso, em casos mais graves, podem levar a complicações como úlceras venosas e trombose venosa profunda.”
Qualquer pessoa, independente do gênero, pode ter varizes
Verdade. “Embora seja mais frequente em mulheres, com uma incidência de 50% no Brasil, os homens não estão isentos do desenvolvimento de varizes“, enfatiza Helen Pessoni. “Os fatores de risco, como idade e predisposição genética, afetam ambos os sexos”, finaliza.