A musculação é uma das atividades físicas mais praticadas pelos homens, mas será que ela é realizada de forma correta? De acordo com o personal trainer e diretor técnico da Bodytech Company, Eduardo Netto, a resposta é: nem sempre.
Isso porque, segundo o profissional, existem alguns erros bastante comuns cometidos pelo público masculino na academia, durante os exercícios com peso. Assim, para evitar lesões e outros problemas, Netto listou quais são eles e como evitá-los para garantir um treino seguro e eficaz. Confira!
Erros dos homens na musculação
1Abrir mão da execução correta
Eduardo Netto afirma que é necessário evitar a má execução a todo custo, pois esse ato pode sobrecarregar as articulações, deixar de envolver os músculos estabilizadores e não engajar todas as partes dos músculos principais.
“É bastante comum os homens apenas pensarem na sobrecarga e não se atentarem para uma execução perfeita. O fato é que uma boa forma é a única maneira de superar barreiras para o seu desenvolvimento. É muito melhor usar uma sobrecarga que você pode controlar totalmente do que usar pesos que ultrapassam seus limites de controle”, afirma.
Cometer excessos
O profissional de educação física destaca que os treinos longos e cheios de exercícios apenas sobrecarregam a musculatura e principalmente as articulações. “O mais importante é realizar um estímulo de intensidade apropriada e não apenas que seja de longa duração.”
Ter uma intensidade excessiva
“Durante muito tempo, existiu a concepção de que treinar só na intensidade máxima seria mandatário para se alcançar hipertrofia muscular. Mas hoje em dia já se sabe que o mais importante é levarmos em consideração outras variáveis. Volume de exercícios, nível de aptidão física e frequência dos estímulos são tão ou mais essenciais. Mais do que nunca, o auxílio de um profissional na prescrição do treinamento vai garantir que os resultados sejam alcançados de forma segura e saudável”, aponta o diretor técnico da Bodytech Company.
Achar que musculação não ajuda a emagrecer
“O exercício de força aumenta a massa muscular. Quando ganhamos massa magra, nosso corpo passa a gastar mais energia nas atividades do dia a dia e isso estimula a velocidade do metabolismo, facilitando a liberação de gordura”, explica Netto.
“Além disso, o crescimento muscular também influencia a produção de hormônios importantes também para queima de gordura. Ou seja, musculação ajuda muito a emagrecer e se combinada com alimentação balanceada, é ainda melhor”, completa.
Como evitar os erros
Independente do exercício executado, o profissional explica que todas as vezes que nos exercitamos com uma carga na qual não temos como manter a execução correta, o corpo se adapta e, na maioria das vezes, sobrecarrega o sistema articular e o músculo esquelético.
Caso esse cenário persista existem grandes chances de ocorrerem lesões. “Adotar algumas condutas podem ajudar a minimizar o risco de lesões e maximizar os benefícios do treinamento contra resistência em específico para o público masculino”, alerta Netto, deixando algumas dicas para evitar erros na hora do treino.
- Busque sempre ajuda profissional
Um profissional de educação física qualificado pode em muito contribuir e lhe oferecer orientações personalizadas com objetivo de evitar erros comuns e principalmente otimizar sua performance respeitando suas individualidades biológicas e seus objetivos.
- Progressão gradual
Aumente a intensidade dos treinos gradualmente, respeitando os limites do seu corpo. Evite aumentos súbitos que podem sobrecarregar seu organismo.
- Diversificação dos treinos
Evite fazer sempre os mesmos exercícios. A diversificação ajuda a trabalhar diferentes grupos musculares e previne o desequilíbrio muscular, que pode levar a lesões. Seu corpo após um período de adaptação necessita de novos estímulos.
- Descanso e recuperação
O descanso é tão importante quanto o treino. Os músculos precisam de tempo para se recuperar. Certifique-se de descansar adequadamente entre as sessões.