Continua após publicidade

Rock in Rio: 4 dicas para seu corpo aguentar a maratona de shows

Fisioterapeuta ensina como evitar o cansaço e as dores durante o festival

Por Daniela Bernardi
Atualizado em 17 fev 2020, 15h07 - Publicado em 5 set 2017, 17h42

Saltar ao ritmo de Ivete Sangalo, se emocionar ao som de Guns N’ Roses e soltar a voz como louca durante o show do Aerosmith. Ufa! Acompanhar a sequência de apresentações do Rock in Rio, que acontece entre os dias 15 e 24 de setembro, quase se equipara a uma verdadeira maratona. “Você fica por muitas horas em pé, o que exige bastante dos músculos estabilizadores das costas e também das articulações”, explica a fisioterapeuta especialista em fisiologia do exercício Adriana Bortoli, da clínica Bodyworks, em São Paulo. A seguir, quatro conselhos para aliviar as dores nessas regiões e curtir o festival ao máximo e sem stress.

1. Alongue-se antes de ir

Você não chega ao parque e já sai correndo, certo? Alguns movimentos pré-treino que preparam o corpo para atividade são mais que recomendáveis também no Rock in Rio. “Não precisa esticar as pernas e os braços como se quisesse ganhar flexibilidade. Basta dar uma puxadinha”, recomenda Adriana. Segure o calcanhar próximo ao bumbum, encoste as mãos no chão com as pernas afastas e gire o tronco de um lado para o outro. Pronto! #PartiuRockInRio

Veja tambémTreino de 30 minutos para acelerar o metabolismo e fortalecer

2. Use um calçado confortável

Se seu companheiro de academia não combina com o look para o festival, opte por uma bota com salto largo e baixinho. “Os sapatos com sola fina, inclusive os tênis sem amortecimento, pioram a sobrecarga na lombar e nos joelhos”, destaca Adriana. Não se esqueça de vestir meias confortáveis e priorize materiais que não apertam para que você possa se mover livremente, inclusive se sentar.

Continua após a publicidade

3. Alongue-se durante o show

Não vamos falar para você parar de curtir as músicas da Lady Gaga a cada quinze minutos para se alongar. Mas, sempre que o incômodo aparecer, vale dar uma atenção especial para o corpo, principalmente para as costas e pernas, regiões mais sobrecarregadas. “Agora, o objetivo é relaxar a musculatura”, diz Adriana. Alguns exercícios básicos:

Leia mais4 dicas para perder peso se você morre de preguiça de academia

Se a dor persistir, melhor sentar um pouquinho.

Continua após a publicidade

4. Rotacione os tornozelos

Girar os pés para os dois sentidos ajuda a circulação, uma vez que o movimento potencializa o retorno de sangue para o coração, reduzindo, assim, o inchaço das pernas.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

 

Publicidade

Publicidade