Continua após publicidade

Treino durante a gravidez: 6 modalidades para fazer na gestação

O treino durante a gravidez pode ser muito benéfico para a futura mamãe quando feito em um nível moderado. Confira as melhores modalidades

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 18 ago 2023, 11h12 - Publicado em 18 ago 2023, 10h30

O treino durante a gravidez é muito-bem vindo quando feito em um nível moderado e com acompanhamento profissional.

Você sabia que apenas 150 minutos de atividade moderada, dividida entre os dias da semana, já pode ajudar a gestante com a manutenção do peso e seu bem-estar durante este período, além de refletir de forma positiva na saúde do bebê?

Segundo Fabrício Buzatto, médico do esporte e porta-voz na plataforma Mais Abraços, da Huggies, os exercícios contribuem para a saúde da mulher, mesmo antes da concepção.

“A prática de esportes auxilia na melhora do metabolismo, na função hormonal e no controle do peso, além de ajudar na redução do estresse, o que favorece a ovulação para a fertilização”, explica ele.

Porém, apesar de benéficas, não são todas as modalidades que podem ser praticadas durante esse período. Como dito antes, as opções ideais para as futuras mamães são aquelas que possibilitam a realização de forma moderada e com menor impacto.

Continua após a publicidade

De acordo com o profissional, estas são as atividades mais indicadas quando se fala em treino durante a gravidez:

6 modalidades para praticar o treino durante a gravidez

1

Natação

No topo do ranking, a natação é considerada o exercício ideal, já que o seu nível de impacto é baixo, por ser realizada dentro d’água. É um esporte que pode ser praticado em qualquer momento da gestação, sem problema algum. A modalidade promove o fortalecimento dos músculos e, de quebra, relaxa a mente.

Continua após a publicidade

2

Ioga

A prática da ioga é outra modalidade bastante recomendada. Nela, a mulher pode encontrar o equilíbrio entre saúde física e mental com exercícios que fortalecerão partes distintas do corpo, promovendo maior flexibilidade, inclusive, na região pélvica.

3

Pilates

Tanto a ioga quanto o pilates ajudam no controle do estresse e contribuem no fortalecimento do corpo. No pilates, é possível alongar os músculos e promover o aumento da mobilidade, algo muito útil à medida que a barriga cresce. Além disso, ajuda a manter uma boa postura, algo vital para evitar dores durante a gravidez.

4

Pedalada

Continua após a publicidade

Andar de bicicleta é algo que fará bem à saúde cardiovascular, tanto da mãe, quanto do bebê. Assim como correr, pedalar melhora o processo de desenvolvimento fetal. Mas é importante que seja respeitado o limite da mãe, sem exaustões ou excessos e ter cuidado com quedas e a segurança, caso o exercício seja feito em local aberto, e evitar se a mulher sentir que seu equilíbrio está prejudicado pelo barrigão.

5

Musculação

Já para a futura mamãe que prefere treinar na academia, é indicado dar atenção especial à parte inferior das costas e ao abdome. Além disso, o alongamento dos músculos flexores dos quadris e o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico são cuidados bem-vindos que farão a diferença na hora do parto.

Continua após a publicidade

6

Corrida

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, correr é um esporte seguro para grávidas, se respeitado o limite da mãe e evitada a exaustão. A corrida ajuda o sangue a fluir pelo corpo, beneficiando a saúde cardiovascular da mãe e do bebê.

Seja qual for a escolha, a manutenção física é fundamental para a saúde da gestante.

Continua após a publicidade

“Fazer exercícios regulares ajuda a controlar a pressão, o diabetes e colesterol, a evitar o estresse e até a depressão pós-parto”, finaliza Buzatto.

Publicidade

Publicidade