Continua após publicidade

Tecnologia vestível: uma questão de saúde

Em 2022, a tendência é que o smartwatch não seja mais visto como item de luxo

Por Larissa Serpa
Atualizado em 20 out 2023, 18h05 - Publicado em 5 jan 2021, 12h18

Smartwatches, monitores corporais, aplicativos que contam os passos dados… A tecnologia chamada de “vestível” já é um desejo de consumo há alguns anos para os fãs da vida fitness.

“A tecnologia vestível inclui dispositivos como rastreadores de condicionamento físico, relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e dispositivos de rastreamento GPS, que podem contar passos e monitorar a frequência cardíaca, temperatura corporal, calorias, tempo sentado e tempo de sono”, pontua Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

Qualidade do sono, frequência cardíaca e quantidade de passos no dia são alguns dos dados entregues por um smartwatch

Mas agora, segundo o Instituto de Fitness da Austrália – Australian Institute of Fitness (AIF) -, que acabou de soltar sua aguardada pesquisa de previsão de tendências para 2022, esses itens estão se tornando cada vez mais aclamados como necessidade e não mais como itens de luxo, à medida que se tornam cada vez mais acessível. Com o aumento das preocupações com a saúde, observa-se uma tendência a monitorar e rastrear os indicadores básicos de saúde, bem como os níveis de condicionamento físico, que podem nos alertar se nossa saúde está em risco.

Oscar Wong
Os smartwatches são vistos como necessários para monitorar a saúde (Oscar Wong/Getty Images)

Mesmo antes das academias começarem a fechar por conta dos decretos de isolamento social, dispositivos como o Apple Watch e o Fitbit já eram incrivelmente populares. Em 2020, o Apple Watch teve um aumento de 20% nas vendas em relação aos números de 2019, e prevê-se que as altas taxas de doenças crônicas e o maior acesso à tecnologia vestível impulsionem a demanda da indústria desse segmento ainda mais nos próximos anos.

“Os wearables de saúde e fitness continuam a apresentar rápido crescimento. Os dados personalizados que esses dispositivos fornecem permitem que pessoas assumam o controle e melhorem sua saúde e bem-estar geral como nunca antes. Em 2022, esperamos ver marcas como Apple e Garmin continuarem a dominar os segmentos do mercado, apelando para os consumidores de fitness como lazer, bem como para os amantes da academia e profissionais de fitness”, disse o CEO do Australian Institute of Fitness, Steve Pettit.

 

 

Publicidade
Publicidade