Continua após publicidade

Remada curvada: benefícios e como fazer

Veja também músculos trabalhados e substitutos do exercício

Por Larissa Serpa
Atualizado em 2 set 2023, 18h25 - Publicado em 23 fev 2023, 13h23

Existem muitos exercícios para desenvolver os músculos das costas mas poucos são tão eficazes (ou tão satisfatórios) quanto a clássica remada curvada. Essa variação específica da remada permite que você carregue uma grande quantidade de peso na barra, obtenha uma boa pegada e consiga puxá-la até o peito. O movimento é clássico por um motivo: ele funciona muito bem, permitindo que você construa músculos e força.

Dito isso, existem algumas dicas específicas para seguir para aproveitar ao máximo seu esforço. Abaixo, contamos tudo que você precisa saber.

QUAIS MÚSCULOS SÃO ATIVADOS NA REMADA CURVADA

Esse é um excelente exercício para fortalecer os músculos das costas. Mais especificamente, você trabalhará os músculos do meio e da parte superior das costas, como os dorsais, romboides, trapézios e deltóides posteriores.

Seus manguitos rotadores e outros estabilizadores de ombro também serão envolvidos.

Graças à posição curvada, você também terá que envolver os glúteos e o abdômen mais do que o esperado.

Por fim, também desafiará seus bíceps, braquial e antebraços, tornando a remada com barra um recurso discreto no dia do braço também.

PARA QUE SERVE A REMADA CURVADA

Se você está pensando em benefícios do mundo real, esse tipo de remada é uma excelente maneira de treinar o movimento fundamental de remada com uma carga pesada, o que valerá a pena em situações da vida real quando você puxar qualquer coisa em direção ao seu tronco.

Continua após a publicidade

Se você passa a maior parte do tempo sentado com os ombros arredondados para a frente, a remada com barra também pode ajudá-lo a ajustar sua postura para trazer os ombros para trás.

COMO FAZER A REMADA CURVADA

Acessório necessário: barra.

● Carregue uma barra com anilhas e, em seguida, aproxime-se dela como se fosse um levantamento terra: fique de pé com os pés afastados na largura do quadril, depois empurre o bumbum para trás e dobre os quadris para se curvar e agarrar a barra.

● Faça uma pegada por baixo ao segurar a barra. Isso permitirá que você envolva mais o bíceps no movimento de puxar e ajudará a evitar uma posição de rotação interna.

● Mantenha a cabeça em posição neutra, olhando para o chão. Isso ajuda a evitar que a região lombar entre em extensão.

Continua após a publicidade

● Contraia os glúteos e o abdômen para criar tensão. Levante ligeiramente o tronco para levantar o peso do chão.

● Mova o cotovelo e o ombro para remar a barra até o topo da caixa torácica. Procure encostar a barra contra o peito, parando na posição superior, se conseguir.

● Controle o peso de volta à posição inicial, mantendo a postura.

 QUAL PESO USAR NA REMADA CURVADA

Esse é um movimento com o qual você pode eventualmente fazer bastante peso. Mas não exagere e tente carregar um peso que só te permita fazer 3 a 4 repetições.

Quando você faz muito esforço nesse exercício, torna-se muito fácil padronizar a postura ruim, que pode destruir a região lombar.

Continua após a publicidade

Um bom ponto ideal é tentar um peso que te permita fazer 8 a 10 repetições.

QUAL A DIFERENÇA DA PEGADA NA REMADA CURVADA

Em geral, você verá a remada com barra sendo ensinada com uma pegada pronada (com a palma da mão virada para você, no caso desse exercício).

No entanto, a pegada supinada (com a palma da mão para fora) é a melhor maneira de fazer o movimento se você está começando. Isso ocorre principalmente porque permite que você recrute mais bíceps.

O QUE SUBSITUI A REMADA CURVADA

Há muito mais bons exercícios de “remo” por aí. Vejamos alguns dos mais populares e como eles se comparam.

Continua após a publicidade

A remada sentada é bastante semelhante à remada curvada com barra em termos de músculos trabalhados; você está puxando em uma direção semelhante em relação ao tronco e atinge muitos dos mesmos músculos no meio das costas.

A principal diferença é a falta de carga na região lombar. Embora a região lombar ainda esteja ligeiramente envolvida nas remadas sentadas, ela não está no mesmo nível da remada com barra. Isso pode ser benéfico se você quiser trabalhar a parte superior das costas sem sobrecarregar a região lombar.

A remada sentada na máquina, que tem em algumas academias, é um exercício de remada que descarrega quase completamente a região lombar. Isso torna mais fácil se concentrar nos músculos que trabalham na parte superior das costas e isolá-los em seu treinamento.

Este exercício é uma boa alternativa se você tiver problemas na região lombar, não quiser aumentar o volume de treinamento da parte inferior das costas ou se quiser se concentrar e isolar os músculos da parte superior das costas.

Continua após a publicidade

A remada com halteres é um exercício de remada unilateral, ao contrário da remada com barra, que é bilateral. Isso normalmente permite maior foco nos músculos de cada lado, mas com o custo adicional de realizar o dobro de séries.

Outro benefício das remadas com halteres é que muitas vezes você pode obter uma maior amplitude de movimento neste exercício em comparação com outros exercícios de remo, o que é bom para o crescimento muscular.

Este é mais um exercício em que a região lombar não é tão carregada quanto na remada com barra, o que pode ser uma vantagem e uma desvantagem.

A barra T é outra variação da linha clássica de barra.

A barra t torna o exercício mais estável, o que geralmente significa que você pode usar mais peso e esgotar mais os músculos.

Você ainda precisa envolver a parte inferior do corpo e o abdômen para manter a posição.

Publicidade

Publicidade