Continua após publicidade

Será que o seu gadget fitness te ajuda a emagrecer?

Pulseira inteligente, apps e smartwatches chegaram para melhorar o nosso desempenho e ajudar a gente a manter o foco! Mas, segundo um novo estudo, eles não garantem a perda de peso. E agora?

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 26 abr 2024, 13h36 - Publicado em 21 set 2016, 15h20

Em pouco tempo, os gadgets fitness conquistaram o coração das malhadoras de carteirinha por serem grandes aliados do treino e, entre outras coisas, garantirem melhores resultados. Contudo, um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) revelou que esses acessórios podem não ser tão benéficos para o nosso emagrecimento quanto imaginávamos.

Durante dois anos, cientistas acompanharam 500 voluntários com sobrepeso, que foram orientados a emagrecer. Metade dos participantes recebeu um gadget para auxiliar no processo e o restante teve que seguir o plano sem nenhum tipo de monitoramento (passos, frequência cardíaca e atividades físicas). O resultado acabou surpreendendo: o grupo que utilizou os gadgets perdeu menos peso do que os demais.

Veja também: 3 opções de apps e gadgets inovadores para ajudar na malhação

Vale ressaltar que a diferença não foi muito grande. Aqueles que não usaram nenhum acessório fitness perderam cerca de 6 quilos e os que contaram com a ajuda da tecnologia perderam aproximadamente 3,5 quilos.

Para os pesquisadores, não é preciso deixar de usar os aparelhos, mas eles não devem ser os únicos meios para alcançar seus objetivos fitness. Em entrevista à BBC, John Jakicic, um dos responsáveis pela análise, revelou que com o tempo as pessoas acabam perdendo o interesse pelos gadgets. Além disso, muitos se sentem desencorajados a continuar quando percebem que não estão batendo as metas diárias. 

Publicidade

Publicidade