Antes de comprar, pense em que tipo de terreno você pretende pedalar.
Foto: iStock/Thinstock/Getty Images
Defina sua meta
Você vai andar pela cidade ou fazer trilhas? A resposta deve estar na ponta da língua antes de entrar em uma loja, orienta Bia Ferragi, atleta de mountain bike downhill.
Tamanho é documento
Bicicletas também têm tamanhos pequeno, médio e grande. A tabela do fabricante costuma indicar qual o ideal para você. Fique atenta ainda à dimensão da roda, que aumenta a sua distância de contato com o chão. Aro 700 é o mais apropriado para quem vai pedalar na cidade, pois garante maior rendimento e conforto na hora de encarar as imperfeições do asfalto, diz Bia.
Marcha: ter ou não ter?
Um modelo com esse recurso facilita a pedalada em percursos irregulares. Subir uma ladeira, por exemplo, fica mais fácil com uma marcha leve.
À prova de impacto
Em relação ao amortecedor, ele só é necessário para quem encara diariamente solos irregulares.
Calibrando o bolso
Existe um modelo desenvolvido para cada necessidade e preços que acompanham suas características. Não faz sentido investir em uma bicicleta com alta tecnologia só para momentos de lazer, avisa Bia.
Pronta ou personalizada?
O serviço de customização de bike envolve custos. Quem está começando talvez não precise algo tão exclusivo, como um atleta de competição. É possível encontrar bons modelos de variadas marcas e a preços justos.