Ele não é tão convencional nas academias e nos estúdios, e o seu nome pode soar estranho a quem ouve. Mas a verdade é que o exercício hidrante pode ser uma ótima forma de trabalhar os abdutores do quadril e os glúteos, especificamente o glúteo médio e o glúteo mínimo.
O termo é esse porque o exercício lembra mesmo um cachorrinho levantando a perna para fazer xixi no hidrante, cena comum em desenhos animados.
De acordo com o profissional de educação física Bruno dos Santos Silva, gerente Técnico Grupo Smart Fit, um nome mais oficial para esse movimento seria “abdução horizontal do quadril em posição de 4 apoios” — mas aí perderia toda a graça. “Tal exercício contempla movimentos que, nas academias de musculação, são chamados de abdução de quadril”, complementa o especialista.
Dentre os benefícios, ele destaca ganho de massa muscular (hipertrofia), força e resistência. Contudo, há contraindicações. “Não é recomendado para pessoas com lesões nas articulações do quadril, do ombro e do joelho ou para grávidas. Isso porque a posição quatro apoios deixa essas regiões sob pressão”, explica Bruno dos Santos Silva. Por isso a importância da orientação de um personal na hora de testar.
COMO FAZER O EXERCÍCIO HIDRANTE
O educador físico dá as coordenadas:
- “Fique na posição de quatro apoios (cotovelos direito e esquerdo sobre o solo, assim como tudo o antebraço e os joelhos”;
- “Mantenha a coluna ereta e o core contraído — assim, você mantém a estabilidade durante toda a execução”;
- “Faça o movimento de abdução de uma das pernas horizontalmente, elevando o joelho em direção ao teto”;
- “Retorne e repita com a outra.”