É só as temperaturas começarem a cair que vem aquela vontade instantânea de se encolher embaixo do edredom e comer as chamadas “comfy foods”, já que a coragem costuma sumir só de pensarmos em correr no frio ou fazer alguma outra atividade física.
Contudo, isso não deve ser desculpa para o sedentarismo prevalecer. Pelo contrário! Praticar exercícios no outono e no inverno tem várias vantagens, de acordo com a educadora física Vanessa Fusrtenberger, especialista em treino para corredores.
Segundo ela, além de aumentar energia e disposição para aguentar todas as atividades do dia, correr no frio também aumenta a imunidade do corpo, além de ser mais confortável para suar a camisa do que quando as temperaturas estão mais quentes.
A seguir, a profissional aponta dicas e bons motivos para você querer abandonar o pijama e voltar a correr!
1Como prevenir lesões ao correr no frio
Para evitar quaisquer lesões, Vanessa aconselha o aquecimento local das articulações para que elas se lubrifiquem e se preparem para o exercício.
“Após essa preparação local, é bom fazer um aquecimento geral, como uma corrida leve, para começar a adaptação da parte cardiopulmonar — nada mais do que 10 minutos — e só depois um alongamento breve para que a musculatura possa responder com maior flexibilidade antes da corrida em si.”
Atenção à roupa que vai usar
Para correr no frio, os trajes térmicos e corta-vento são os mais indicados, por serem leves e fáceis de tirar conforme a temperatura corporal aumenta.
“Não importa a opção: o importante é iniciar a corrida mais agasalhado e ir tirando a roupa aos poucos, mesmo porque após o exercício o corpo esfria muito rápido e você já terá uma blusa para se proteger rapidamente”, ensina Vanessa.
3Mantenha o metabolismo acelerado
Se você é uma daquelas pessoas que costumam precisar de uma motivação extra para deixar a preguiça de lado para treinar quando esfria, a profissional lembra que, no frio, o corpo precisa manter o metabolismo mais acelerado para se manter aquecido e, junto a isso, tem-se estudado a liberação do hormônio Irisina, que ajuda no processo de emagrecimento e que seria liberado com a combinação de exercício e exposição ao frio.
“Se aliarmos todo esse gasto calórico extra e mais as calorias gastas em uma corrida, podemos dizer que ela emagrece mais no frio principalmente se for feita ao ar livre.”
Dicas para correr no frio
– Escolha horários mais quentes durante o dia para correr, como a hora do almoço;
– Inicie a atividade com roupas mais quentes e tire as peças conforme o corpo for aquecendo;
– Beba água, pois apesar da menor quantidade de suor aparente e a pouca sede, o corpo desidrata e devemos evitar qualquer contratempo devido à perda de água;
– Alimente-se corretamente e de maneira equilibrada, assim você evitará uma queda da imunidade;
– Trace objetivos para serem alcançados com a corrida provas, superações de tempos, aumento de quilometragem) e, assim, você se sentirá estimulado a permanecer nos treinos e manterá a regularidade também durante o inverno.