Agachamento: Aprenda a respirar para exercícios mais eficazes
Personal trainer comenta sobre a importância da respiração correta durante os treinos

Você sabia que a forma como você respira faz toda a diferença na hora de realizar os exercícios físicos? No agachamento, por exemplo, controlar a respiração é fundamental para manter a postura, estabilizar o core e até mesmo prevenir lesões durante a execução.
“Respirar de forma correta durante os exercícios pode potencializar os seus resultados, melhorar a postura, ajudar a definir o corpo e até prevenir lesões”, afirma Aline Becker, personal trainer, nutricionista e colunista de Boa Forma.
“Entender a relação entre respiração e treino pode ser um grande diferencial nos seus resultados!”, completa ela.
Qual é o jeito certo de respirar enquanto faz agachamento?
Durante o agachamento, o recomendado é inspirar ao descer, para ativar a musculatura abdominal, e expirar ao subir.
“Ao inspirar, encha o abdômen de ar, expandindo-o ao máximo, e expire completamente. Evite respirar apenas com o peito, pois isso limita a quantidade de oxigênio que seu corpo recebe”, ensina Aline.
Ela revela que é fundamental prestar bastante atenção à postura durante o movimento. “Uma postura adequada facilita a respiração, permitindo que o ar flua adequadamente”, fala.
A personal trainer lembra que a respiração pode variar conforme a intensidade e a carga utilizadas no exercício.
“Não existe uma única ‘fórmula mágica’ para a respiração durante o treino, mas pequenos cuidados já fazem toda a diferença”, diz Becker.
Também é possível fazer a manobra de Valsava, que consiste em contrair o abdômen, fazer uma inspiração, segurar o ar durante a descida e, ao subir, liberá-lo de forma controlada.
Vale ressaltar que essa técnica deve ser aplicada com muita cautela e nem todo mundo pode se dar bem com ela.
Isso porque manter a respiração por muito tempo pode impedir o retorno do sangue ao coração e aumentar a pressão arterial, colocando a sua saúde em risco, especialmente se você sofre com hipertensão ou problemas cardíacos. Procure orientação profissional!
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.