Cardio antes ou depois da musculação? Saiba quando é melhor fazer

Fazer o cardio antes ou depois da musculação ainda deixa muitas pessoas em dúvida. Confira qual é mais indicado de acordo com cada objetivo!

Por Ana Paula Ferreira
13 ago 2023, 10h00
Entenda quando é mais indicado fazer os exercícios de cardio na academia
Entenda quando é mais indicado fazer os exercícios de cardio na academia (Drazen Zigic/Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Fazer cardio antes ou depois da musculação ainda é um tema que gera dúvidas e até mesmo grandes debates. Enquanto algumas pessoas fazem exercícios aeróbicos antes simplesmente para acabar logo com essa parte, outros priorizam o treinamento de força para aproveitar quando a energia está no pico.

Então, como é a melhor forma de organizar o treino? Veja a seguir algumas informações a serem consideradas antes de definir a ordem das atividades.

Cardio antes ou depois da musculação?

“Não existe uma fórmula que seja correta e cada caso deve ser analisado individualmente, dependendo de qual for o seu objetivo”, aponta Thiago Volpi, médico nutrólogo e ex-atleta.

“Antes de decidir em que momento da rotina de exercícios será inserido o aeróbico deve se fazer as seguintes perguntas: O que eu quero que essa prática faça por mim? Minha prioridade é melhorar meu desempenho no treino, acelerar um processo de emagrecimento ou melhorar a circulação sanguínea?

De acordo com o American Council on Exercise, o recomendado é:

Continua após a publicidade

  • Se seu objetivo é uma melhor resistência, faça cardio antes dos pesos;
  • Se seu objetivo é queimar gordura e perder peso, faça exercícios aeróbicos após os pesos;
  • Se você quiser ficar mais forte, faça cardio depois dos pesos;
  • Nos dias de treinamento de força da parte superior do corpo, você pode fazer primeiro;
  • Nos dias de treinamento de força da parte inferior do corpo, faça cardio após os pesos;

Se o seu objetivo é apenas o condicionamento físico geral, faça primeiro, mas talvez comece com o que você gosta menos.

“Quando conseguimos identificar qual é o objetivo que queremos atingir e inserimos esse exercício no momento certo do treino, pode-se potencializar os resultados e acelerar o processo até alcançar a meta”, completa o profissional.

Continua após a publicidade

Com que frequência fazer cardio e musculação?

Segundo o U.S. Department of Health and Human Services, o recomendado para adultos é, pelo menos, 150 minutos de cardio de intensidade moderada ou 75 minutos de cardio de alta intensidade por semana e treinamento de força pelo menos duas vezes por semana.

Como você divide isso, contudo, depende de seus objetivos e sua disponibilidade. Sendo assim, se o foco é condicionamento físico e saúde geral, não há limite, exceto suas limitações físicas e de cronograma.

Você pode fazer cardio e pesos no mesmo dia?

Sim, seja na mesma sessão de treino ou em duas sessões divididas no mesmo dia.

Continua após a publicidade

Uma boa opção, segundo um estudo publicado no The Journal of Strength and Conditioning Research, é apostar em exercícios de alta intensidade, como uma tabata ou uma sessão de HIIT, pois esse tipo de treino não afeta negativamente nenhum nível fisiológico e ainda pode ser um uso muito mais eficiente do tempo limitado.

Vale ressaltar, contudo, que se você for fazer duas sessões de treino separadas no mesmo dia, deve certifique-se de deixar tempo suficiente para o seu corpo se recuperar – cerca de oito horas entre cardio de alta intensidade e levantamento de peso.

 

Publicidade