Para a maioria das pessoas, o tempo é um bem precioso. Por isso, muita gente prefere treinos mais rápidos, mas potentes — daqueles que deixam a gente suando muito. O problema é que exercícios intensos exigem um bom aquecimento antes do treino para deixar o seu corpo e a sua mente preparados (e evitar lesões).
A boa notícia é que você uma boa preparação do organismo pode ser bem rápida. Confira a importância do aquecimento e sete opções a seguir:
IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO PARA O TREINO
O aquecimento, quando feito da maneira correta, ajuda a preparar gradualmente seu corpo para a atividade que você está prestes a enfrentar, aumentando frequência cardíaca, temperatura corporal e fluxo sanguíneo para os músculos. E esses processos podem ajudar a reduzir o risco de lesões e maximizar seu desempenho.
Dito isto, a importância que você deverá dar ao aquecimento dependerá de quão exigente é o treino.
DICAS PARA UM AQUECIMENTO EFICAZ
1RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA
A respiração diafragmática é uma prática que promove o relaxamento. Trata-se de um tipo de respiração profunda que envolve o diafragma. Ao inspirar, ele deve se expandir; enquanto ao expirar, ele contrai, fazendo a barriga “crescer”.
2LIBERAÇÃO MIOFASCIAL
Compre um rolinho de massagem e comece a liberação miofascial pelos grupos musculares que você mais irá usar no treino.
3EXERCÍCIOS DINÂMICOS DE ALONGAMENTO
Em vez de fazer polichinelos e corrida no lugar, que tal incluir alguns alongamentos dinâmicos no seu aquecimento? Pêndulo, soldadinho e até afundo são ótimos exemplos que aquecem e ajudam a melhorar a amplitude dos seus movimentos.
4CARDIO LEVE (OPCIONAL)
Para finalizar, antes de realmente pegar pesado, você ainda pode preparar o coração com um estímulo leve. Elíptico, bike ergométrica, esteira, máquina de remo… Escolha o seu preferido!