Continua após publicidade

3 exercícios para evitar lesões depois dos treinos

Alguns movimentos específicos são importantes para manter o corpo seguro mesmo depois do treino. Confira três exercícios para evitar lesões

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 23 ago 2023, 18h34 - Publicado em 23 ago 2023, 18h34
Aprenda três exercícios para evitar lesões depois dos treinos
Aprenda três exercícios para evitar lesões depois dos treinos  (Wayhomestudio/Freepik)
Continua após publicidade

Os músculos são mais vulneráveis a lesões e distensões quando o corpo está frio. Por isso, é muito importante que, quem tem o hábito de treinar, aposte em certos exercícios para evitar lesões.

De acordo com Thais Ghendov, personal trainer que atende pela GetNinjas, não é raro encontrar pessoas que não dedicam o tempo necessário ao aquecimento antes de partir para os exercícios, nem ao alongamento após os treinos, aumentando as chances de se machucarem de alguma forma com as atividades físicas.

“Nosso corpo realmente precisa desta movimentação antes e depois da atividade física”, ela afirma.

Pensando nisso, a profissional compartilhou três dicas de exercícios simples e acessíveis que podem ser realizados em casa, especialmente para iniciantes que desejam começar a praticar atividades físicas e querem evitar o risco de lesões. Confira:

Exercícios para evitar lesões depois dos treinos

 

1

Alongamento dos músculos posteriores

É de grande importância se alongar e se aquecer antes de se exercitar, e os principais músculos a serem alongados são os posteriores da coxa, ou seja, aqueles que ficam atrás da coxa.

“Para conseguirmos alongar essa musculatura, pode-se afastar as pernas maior que a largura do quadril, manter os joelhos estendidos, e aos poucos ir levando o tronco e os braços em direção ao chão, tentando alcançá-lo”, orienta Thais.

2

Alongamento da panturrilha

Continua após a publicidade

Em certos exercícios de alongamento, é possível contar com a ajuda da parede como apoio, como é o caso do alongamento de panturrilha.

“Para começar tem que apoiar a ponta do pé na parede e deixar o calcanhar apoiado no chão, assim mantendo a ponta do pé bem firme, com isso este movimento irá promover o alongamento da panturrilha, a famosa batata da perna.”

3

Alongamento de glúteo

Por fim, o alongamento do glúteo pode ser realizado da seguinte forma: sente-se na ponta de uma cadeira e coloque a perna esquerda por cima da coxa direita, formando um “4”. Depois que estiver nesta posição, você pode aumentar o grau de dificuldade levando o tronco para frente e descendo, direcionando as mãos e o tronco em direção ao solo.

Continua após a publicidade

“Lembrando que todos os exercícios para evitar lesões devem ser feitos de forma leve, sem sentir fortes dores”, ressalta a profissional, lembrando também da importância de se aquecer antes de iniciar sua atividade.

Publicidade