Quais alimentos são ricos em ferro?
O ferro é um mineral essencial para o funcionamento adequado do organismo humano. Ele desempenha diversas funções vitais para a saúde, entre elas, transporte de oxigênio, produção de energia, manutenção do sistema imunológico e produção de hemácias.
A deficiência de ferro no organismo pode levar a uma condição chamada anemia ferropriva. A anemia ocorre quando a quantidade de glóbulos vermelhos saudáveis e/ou a quantidade de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, resultando em uma diminuição na capacidade do sangue em transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Alguns dos problemas associados à falta de ferro no sangue incluem: fadiga e fraqueza, palidez da pele, falta de ar e palpitações.
Já o excesso de ferro no sangue é conhecido como sobrecarga de ferro ou hemocromatose. Essa condição ocorre quando o organismo acumula quantidades excessivas de ferro ao longo do tempo.
Normalmente, o organismo regula a absorção de ferro para evitar que ocorra uma sobrecarga, mas, em certas condições, isso pode não ocorrer adequadamente. Alguns problemas associados ao excesso de ferro no sangue são: danos ao fígado, problemas cardíacos e desequilíbrios metabólicos.
É possível encontrar o ferro em uma variedade de alimentos, especialmente em carnes vermelhas, aves, peixes, ovos, feijões e leguminosas, nozes e sementes, espinafres e vegetais folhosos verde-escuros e cereais fortificados.
Caian Maroni, nutricionista, da clínica Fernanda Cortez