A maioria dos nutricionistas recomenda consumir algo antes e depois de um treino. Isso porque sem glicogênio (a energia vinda dos carboidratos), o corpo tem mais dificuldade de queimar gordura. Pior, rouba proteína da massa magra para usar como combustível. E aí lá se vai o músculo e a gordura fica. Se você não tem um lanche prático na bolsa, saiba que a falta de ingestão dos nutrientes pode, na verdade, sabotar seus objetivos fitness.
Veja também: Este shake de maracujá vai turbinar o seu pós-treino
Em alguns casos, o organimo sente o famoso cansaço, mas em outros você pode ficar desorientada por conta da hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), que provoca tontura e até desmaio. Além disso, o corpo pode sofrer lesões porque a falta de nutrientes impossibilita que o músculo se recupere corretamente após o treino.
Vale lembrar que os alimentos também contém eletrólitos, sais minerais que o nosso corpo necessita para manter os músculos e nervos funcionando corretamente. Em casos raros, a falta de eletrólitos pode desequilibrar os impulsos elétricos que mantêm o coração batendo no ritmo certo, levando ao fenômeno de batimento cardíaco irregular. Se você suou muito durante o treino, por exemplo, precisa repor o cálcio, o sal e o potássio perdidos no exercício. Após o treino (e durante também!) beba muuuita água. A hidratação é essencial para repor o líquido perdido através da transpiração.
E mais: Lanches para antes e depois da malhação
Resumindo: pular uma refeição pós-treino não deve acontecer com frequência em sua rotina fitness. Manter hábitos saudáveis é a maneira mais fácil de evitar o cansaço e as lesões. Lembre-se que o exercício deve ser divertido e trazer apenas benefícios positivos para a saúde.