Os brasileiros que se tratam e passam por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) agora podem contar com dez novas Práticas Integrativas e Complementares (PICS). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12), durante a abertura do 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública, que acontece no Rio de Janeiro.
A ideia é que tratamentos como aromaterapia, cromoterapia, ozonioterapia e terapia de florais sejam usados para curar e prevenir doenças como pressão alta e depressão. Em 2017, o governo já havia incluído outras terapias alternativas no sistema público de saúde, entre elas reiki, meditação, quiropraxia e ioga. “O Brasil passa a contar com 29 práticas integrativas pelo SUS. Com isso, somos o país líder na oferta dessa modalidade na atenção básica”, disse o ministro da saúde, Ricardo Barros.
Os tratamentos estão presentes em 9 350 estabelecimentos, presentes em 3 173 municípios. A estimativa é que 5 milhões de pessoas sejam atendidas no SUS por meio das práticas integrativas.
A seguir, saiba mais sobre as novas terapias disponíveis:
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA
Terapia de florais
Utiliza essências florais para ajudar no equilíbrio emocional do paciente.
Ozonioterapia
Nesse método, os gases oxigênio e ozônio são usados em tratamentos odontológicos, oncológicos e até no combate a dores em músculos e articulações.
Aromaterapia
Óleos essenciais promovem, por meio do olfato, bem-estar e relaxamento.
Apiterapia
Tratamento que usa produtos das abelhas, como geleia real, pólen, própolis e mel.
Bioenergética
O objetivo é liberar, com psicoterapia corporal e exercícios terapêuticos, tensões do corpo e facilitar expressão de sentimentos.
Constelação familiar
Técnica que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família a partir de representações das relações familiares.
Cromoterapia
São as cores que indicam os caminhos para harmonizar o corpo.
Geoterapia
Argila e água são aplicadas em ferimentos, lesões e áreas que precisam de cicatrização.
Hipnoterapia
Conjunto de técnicas que induzem a pessoa a alcançar um estado de consciência e alterar, assim, comportamentos indesejados.
Imposição de mãos
Ao aproximar as mãos do paciente, transfere-se energia a fim de promover bem-estar e diminuir ansiedade e stress.