O verão está quase aí, e, com ele, o clima quente e úmido também aparece. Você sabia que essa é a época do ano em que os riscos de desidratação e doenças relacionadas ao calor são maiores? “Por isso, é importante sempre levar uma garrafinha consigo. E ingerir a quantidade de água recomendada por dia”, aconselha a nutróloga Nívea Bordin, da Clínica Leger. Sim, pode parecer óbvio, mas ei, você bebeu água nos últimos 30 minutos?
De acordo com ela, o volume do líquido que devemos tomar varia conforme o peso da pessoa. Uma mulher de 62 quilos, por exemplo, precisa de 2.170 mililitros de água por dia. “E é claro que existem condições que podem alterar a demanda. Como nas situações em que ficamos muito expostos ao sol, praticamos atividades físicas ou até em casos de queimaduras”, complementa o endocrinologista Renato Zilli, do Hospital Sírio Libanês.
Os sintomas mais conhecidos da desidratação são pele seca, dor de cabeça, prisão de ventre, e olhos fundos. Os casos mais graves envolvem a queda na pressão arterial e até desmaios. Mas calma, você não precisa chegar nesse nível para perceber que está desidratada. Preste atenção nos seguintes sintomas:
Sonolência
“Em um quadro de desidratação, perdemos sais minerais e líquidos orgânicos, o que consequentemente também diminui o volume do sangue”, diz Nívea Bordin. E com menos sangue, o transporte de oxigênio pelo corpo fica prejudicado, afetando a absorção de nutrientes. Tudo isso pode gerar certa fraqueza e sonolência.
Suor de menos
Tudo bem, a gente sabe que muita gente gostaria de suar um pouco menos, não é mesmo? Pois saiba que isso é um perigo, e pode indicar a falta de água no organismo. “Inclusive também é comum ter olhos, boca e mucosas mais secas”, afirma a nutróloga.
Apesar de o doutor Renato explicar que dificilmente você para de suar por completo quando está desidratada, a falta da sudorese aumenta a temperatura corporal, uma vez que a troca de calor com o meio é diminuída. O que também é ruim para os treinos.
Xixi escuro
Se toda vez que você vai ao banheiro, percebe que a urina está muito amarela e com um cheiro bem forte, fique atenta: o sinal significa que você precisa de mais líquido no corpo. “Xixi muito escuro pode ser causado pelo uso de alguns tipos de medicamentos, mas também é um forte indício de desidratação”, diz o endocrinologista.