Continua após publicidade

Seu pano de prato pode conter bactérias ligadas à intoxicação alimentar

Estudo observou que 49% dos panos usados na cozinha contêm bactérias perigosas para o corpo humano

Por Camila Junqueira, Gislene Pereira
Atualizado em 2 Maio 2024, 12h38 - Publicado em 18 jun 2018, 17h41
pano-de-prato-bacterias
 (Parleycoot/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Você costuma lavar seus panos de prato com frequência? O item é indispensável na cozinha, mas pode prejudicar a saúde se não for usado e higienizado da forma certa. De acordo com um estudo da Universidade de Mauritius, nas Ilhas Maurício, 49% deles contêm bactérias que causam intoxicação alimentar

Na investigação, 100 panos foram examinados após um mês de uso contínuo. Os pesquisadores identificaram três tipos de bactérias – entre elas a E. coli, que causa problemas no intestino e estava presente em 49 unidades do utensílio. A pesquisa também aponta que toalhas multiuso, usadas para secar mãos, louças e superfícies da cozinha, apresentaram um maior índice de contaminação – assim como os panos úmidos em relação aos secos.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

A proliferação desses bichinhos do mal pode ser ainda maior em famílias numerosas e com crianças. Quem come carne também encontra mais bactérias em seus panos de prato, já que o alimento cru possui micro-organismos e o preparo não costuma seguir recomendações de higiene muito rigorosas.

Continua após a publicidade

Como evitar o problema?

O ideal é usar um pano para cada função na cozinha e nunca reutilizar uma toalha que tenha entrado em contato com os alimentos. Manter os acessórios secos, trocá-los diariamente e colocá-los para lavar com frequência também são medidas efetivas contra os germes.

 

 

Publicidade