Continua após publicidade

Cientistas relacionam consumo de álcool com maior incidência de TPM

Nova pesquisa alerta que abusar de bebidas alcoólicas aumenta em 79% o risco de sofrer com os sintomas pré-menstruais

Por Redação BOA FORMA
Atualizado em 2 Maio 2024, 12h58 - Publicado em 26 abr 2018, 19h32
Mulher colocando vinho na taça
 (flyparade/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

O confuso (e intenso) período pré-menstrual é conhecido por grande parte das mulheres: mudanças de humor e de apetite, seios sensíveis, dores no corpo, padrão de sono alterado… Mas nem sempre eles têm relação apenas com os hormônios – certos hábitos podem intensificar esses sinais, como o consumo de bebidas alcoólicas.

O alerta vem de um estudo conduzido por cientistas espanhóis e ingleses, que revisaram outros 19 trabalhos, realizados em oito países e que envolviam mais de 47 mil pessoas. A conclusão foi que existe, sim, associação entre o álcool e a TPM.

Os resultados estão longe de ser insignificantes: estima-se que um em cada dez casos de tensão pré-menstrual está ligado a bebidas etílicas. Além disso, as mulheres que bebem moderadamente têm uma tendência 45% maior de sofrer com as alterações da TPM; no caso daquelas que abusam mesmo dos drinques, esse risco sobe para 79%.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Como isso acontece? De acordo com os autores do artigo, a bebida pode causar desequilíbrios hormonais. O álcool também seria culpado por interferir nas taxas de serotonina, hormônio responsável pelas alterações de humor.

Os especialistas ponderam que ainda são necessários mais estudos para entender melhor o efeito do álcool no período que antecede a menstruação. Mas o trabalho certamente reforça aquela velha orientação: beba com (bastante) moderação!

Publicidade