Continua após publicidade

3 sinais importantes que seus pés podem dar sobre sua saúde

Eles podem indicar desde uma deficiência nutricional até diabetes. Fique atenta!

Por Caroline Randmer (colaboradora)
Atualizado em 30 abr 2024, 16h06 - Publicado em 25 dez 2017, 19h52

Talvez você não note, mas seu pé pode dizer muito sobre a saúde do organismo como um todo. Conversamos com especialistas no assunto para saber mais detalhes.

1. Dedos dormentes

Sentir dormência nos dedos dos pés pode ser sinal de problemas de circulação. “Quando os dedos perdem a sensibilidade, significa que o sangue não está circulando como deveria nesta região”, alerta Paulo Camiz, professor do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Isso pode acontecer por fatores do dia a dia, como o usar calçados muito apertados ou até mesmo por complicações mais sérias, como a síndrome de Raynaud. Esse segundo caso se trata de uma condição que chega a atingir 3% da população mundial e afeta o fluxo sanguíneo nas extremidades do corpo quando exposto a baixas temperaturas. O problema pode ser prevenido facilmente (em geral, basta manter a região afetada aquecida), mas vale conversar com seu médico para entender um pouco mais sobre o assunto.

Leia mais: Transforme sua rotina fitness com o novo GymPass BOA FORMA

2. Formigamento

Se você sente seus pés formigarem com frequência, é hora de ligar o sinal vermelho. Seu corpo pode estar indicando problemas em processar o açúcar do sangue. Em outras palavras, essa sensação nos pés pode indicar diabetes. “A doença danifica os nervos mais compridos e longos do corpo, localizados na extremidade dos membros inferiores”, alerta Paulo. Esse é, geralmente, o primeiro sinal da doença.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

3. Unhas frágeis e quebradiças

Você sabia que as unhas têm o poder de refletir a qualidade nutricional das suas refeições? Por isso, caso perceba que as suas andam precisando de uma boa base fortalecedora, antes de ir à manicure, faça uma visita à nutricionista. Pois é possível que você precise reforçar o cardápio com mais ingredientes ricos em vitaminas e minerais.

Publicidade

Publicidade