Continua após publicidade

3 estratégias para evitar o sono quando estiver dirigindo

A Academia Brasileira de Neurologia (ABN), com o apoio da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), lançou a campanha “Não dê carona ao sono!”

Por Daniel Navas
Atualizado em 19 abr 2017, 16h01 - Publicado em 19 abr 2017, 13h03
Closeup portrait tired young attractive woman with short attention span, driving her car after long hours trip, yawning at wheel, isolated outside background. Sleep deprivation (nandyphotos/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

A noite passada foi maldormida e o dia, exaustivo. Se você volta para casa dirigindo, cuidado: o cansaço é responsável por cerca de 20% dos acidentes de trânsito no Brasil. Pensando nisso, a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), com o apoio da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), lançou a campanha “Não dê carona ao sono!”. A diretora da ABN Lucila Prado sugere algumas dicas para você manter os olhos bem abertos e não vacilar ao volante.

1. Pare em uma loja de conveniência e beba um café bem forte. Como a cafeína leva 30 minutos para surtir efeito no organismo, nesse período de espera tire um cochilo. E lembre-se: a mãozinha extra do estimulante dura só uma hora.

Leia mais: Como a sua dieta pode afetar o seu sono

2. Tenha um acompanhante na viagem (ou ligue para uma amiga pelo Bluetooth do carro). Conversar acelera o pensamento e ativa o cérebro.

Continua após a publicidade

3. Esqueça a tática de ouvir música alta ou mascar chiclete. Apenas 10% dos motoristas se beneficiam com essas atitudes. Vento na cara também está fora de cogitação.

 

Publicidade