Conheça o radicchio rosa, alimento que é sucesso no Instagram
A verdura fotogênica conquistou as redes sociais. Veja de onde ela vem e como incluí-la no cardápio
O Instagram é cheio de imagens de comidas lindas e inspiradoras. Por isso, não é surpresa que, vez ou outra, algum prato vira tendência por lá! O hit do momento é a salada pink, que está bombando no feed de quem segue perfis gastronômicos. Diferente de tudo que você já viu, ela é feita com radicchio rosa no lugar das conhecidas folhas verdes. O prato fotogênico conquistou os corações dos usuários, mas, afinal, qual será o sabor desse alimento?
O radicchio é uma verdura de origem italiana, prima da chicória, de gosto amargo e textura crocante. É mais comum encontrá-la na cor roxa – a variação rosa é cultivada em apenas duas regiões do mundo: Veneto, na Itália, e em alguns locais dos Estados Unidos, como Pensilvânia e Califórnia. O radicchio é colhido no outono, replantado e coberto com areia para evitar a exposição ao sol e o escurecimento das folhas.
De acordo com o chef e nutricionista funcional Carlos Rocha, de São Paulo, existem vários pratos que combinam com o radicchio rosa, como risotos e massas. “Ele pode ser consumido tanto cru como temperado com azeite de oliva e sal, e sua textura firme permite assá-lo ou grelhá-lo”, destaca Carlos. Para reduzir o sabor amargo, ele indica lavar a verdura com água morna.
Não é comum encontrar radicchio rosa no Brasil, mas se cruzar com ele em alguma feira, vale levá-lo para casa: o alimento é cheio de vitaminas e minerais. “Fonte de vitamina A e C, magnésio e potássio, deve ser escolhido quando está mais maduro”, comenta Carlos.
No prato, a verdura pode ser combinada com alimentos ácidos, doces ou salgados. Veja uma sugestão de salada montada com o radicchio rosa indicada pelo nutricionista:
Salada com radicchio rosa
INGREDIENTES
- 100 gramas de radicchio rosa
- 50 gramas de tomate-cereja
- 100 gramas de berinjela
- Sal a gosto
- Vinagre a gosto
- Azeite a gosto
MODO DE PREPARO
Mantenha as folhas de radicchio por 5 minutos em água morna para retirar o amargor. Corte a berinjela em fatias finas sem retirar a casca e deixe-as de molho por 3 minutos na água fria com sal e vinagre. Após esse tempo, frite as fatias de berinjela em uma frigideira antiaderente sem óleo. Corte os tomates-cereja ao meio e monte a salada na seguinte ordem: berinjela, radicchio e tomate. Tempere com sal, azeite e vinagre.