Continua após publicidade

Quinoa: descubra o que o poderoso grão pode fazer pelo seu corpo

Além de biscoito, barrinha e bebida vegetal proteica, o cereal andino virou cosmético (agora você pode passar a quinoa na pele!)

Por Eliane Contreras
Atualizado em 3 Maio 2024, 10h29 - Publicado em 28 jan 2018, 08h00

Já faz mais de uma década que a quinoa entrou no prato das brasileiras preocupadas em reforçar o consumo de proteína (quem não quer?) e continua fazendo tanto ou mais sucesso – não só no formato de grão. Seu uso foi expandido dentro e fora da indústria de alimentos.

Saiba tudo o que esse superalimento oferece de bom!

Carboidrato complexo

A maior parte do grão é carboidrato, mas rico em fibras e, por isso, de baixo índice glicêmico – demora para ser transformado em açúcar no sangue, o que evita uma superprodução de insulina, o hormônio acusado de estimular o organismo a estocar gordura.

Proteína completa

Entre todos os cereais, a quinoa vence em lisina e composição de aminoácidos. Daí a proteína completa, de fácil absorção e considerada alternativa à carne, com a vantagem de ser livre de colesterol, pobre em gordura saturada e rica em ômega-3.

Continua após a publicidade

Poder antiobesidade

Nem mesmo a ciência imaginava: em estudos pré-clínicos, a quinoa se mostrou capaz de silenciar a expressão dos genes relacionados à obesidade. “Isso por causa do efeito antioxidante e anti-inflamatório de seus fitoquímicos”, afirma a nutricionista e pesquisadora do Laboratório de Bioquímica Nutricional da Unicamp Fernanda Drummond. Vamos esperar estudos conclusivos para comemorar!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

O grão como você nunca viu

Bebida plant-based
É a grande aposta da indústria de alimentos por ser rica em proteína vegetal. Ainda preserva as fibras e os fitoquímicos do grão. “Agora só falta melhorar o sabor, mas estamos muito próximos disso”, comenta o engenheiro de alimentos Fernando Santana, da R & S Blumos – empresa fornecedora de quinoa para as indústrias, em São Paulo.

Cosmético com ômega
O Boticário foi a primeira marca de beleza a extrair o óleo da quinoa para o uso em seus cosméticos. “Com o bioester purificado do grão, rico em ômegas-3 e 6, os produtos para o corpo da linha Nativa SPA tiveram o poder hidratante intensificado”, explica Rodrigo Stuart, pesquisador do Grupo O Boticário. O ativo vindo do cereal ainda ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele.

Publicidade

Publicidade