Continua após publicidade

Como voltar a correr depois de um tempo parada

Faça da sua volta aos treinos um retorno triunfante com estas 5 dicas

Por Giovana Santos
14 nov 2022, 09h00
voltar a correr
 (Andres Ayrton/Pexels)
Continua após publicidade

Não há nada de errado em fazer uma pausa da corrida. Às vezes, você precisa de um tempo para curar uma lesão; dar um passo para trás para ajudar sua saúde mental; ou, em outras circunstâncias, a vida simplesmente atrapalha.

Então, quando chega a hora de voltar a correr — não importa o motivo pelo qual você faz uma pausa em seus treinos –, será necessário adotar algumas estratégias-chave.

Aqui, tudo o que você precisa saber sobre como voltar à corrida e se preparar para o sucesso!

1

RECONHEÇA AS MUDANÇAS EM SEU CORPO 

Algumas coisas importantes acontecem com o corpo quando você para de correr: há uma diminuição do volume de sangue e de mitocôndrias (organela celular que produz energia), além de seu limiar de lactato cair.

No entanto, quanto mais tempo você estiver treinando, mais rapidamente poderá recuperar o condicionamento físico. Por exemplo: alguém que corre consistentemente há 15 anos, depois faz uma pausa de um ano, terá mais facilidade em voltar a correr do que alguém que corre há um ano e para outro ano. 

Continua após a publicidade

Veja como funciona, no geral:

  • 2 semanas de pausa: perda de 5 a 7% por cento do VO2Máx;
  • 2 meses de pausa: perda de 20% do VO2Máx;
  • 3 meses de folga: perda de 25 a 30% por cento do VO2Máx.

Além disso, tenha em mente que você perde força nos músculos — e é isso que faz com que tantas pessoas se machuquem quando voltam ao asfalto. É por isso que é essencial começar aos poucos, sempre respeitando seus novos limites. 

2

TENHA DISCIPLINA 

Para se acostumar novamente com a rotina de treinos, você precisa praticar a atividade com frequência. Em vez de correr eventualmente, crie uma rotina e separe três ou quatro dias para a prática do esporte. Isso vai fortalecer os músculos da parte inferior da coxa e do o core, partes que são muito trabalhadas durante os movimentos. Assim, você ganha mais resistência e condicionamento físico. Comece com corridas de curta distância e aumente gradualmente a distância dos treinos.

3

DESACELERE 

Você não precisa correr com o pique todo. Comece com uma velocidade um pouco mais rápida que a sua caminhada, por exemplo, e vá, aos poucos, acelerando os passos – só cuidado para não ficar muito ofegante. Assim, o seu corpo entra no ritmo e consegue se acostumar com os estímulos. Depois de acertar as passadas, vale ficar de olho nos pequenos detalhes, como aperfeiçoar os movimentos e a postura. 

4

DIVIRTA-SE

Sim, correr sozinha pode ser um pouco entediante. Por isso, o truque é encontrar maneiras para deixar o treino mais agradável. Você pode levar o seu cachorro, chamar uma amiga, correr em lugares novos ou até investir em uma playlist bem animada. Boas opções não faltam.

5

NÃO ESQUEÇA DA MUSCULAÇÃO

Como já dissemos, parar de correr pode provocar uma certa perda muscular, incluindo nas pernas. Uma boa opção é investir no exercícios para ganhar massa muscular. Escolher percursos mais íngremes também facilita o seu progresso, porque eles ajudam a ganhar resistência muscular, além de ser um desafio extra. 

Publicidade