Continua após publicidade

Descubra a melhor atividade física para o seu estilo de vida

Existem treinos que podem ser conciliados com a rotina. Escolha o melhor para o seu estilo de vida!

Por Juliany Rodrigues
12 nov 2022, 11h00
Pessoas praticando yoga
 (Amin Sujan/Pexels)
Continua após publicidade

Para não ter nada que te impeça de se exercitar, o educador físico e fundador da Red Fitness, Ronaldo Godoi, indica atividades físicas que podem ser encaixadas na rotina e no estilo de vida.

Os treinos sugeridos pelo profissional possuem um tempo de duração de 20 a 60 minutos e podem ser feitos em grupo, para quem gosta de ter uma companhia ao se exercitar, ou individual.

LUTA

A luta é um exercício de curta duração, uma vez que dura, em média, 30 minutos. É possível perder cerca de 400 calorias ao praticar essa atividade. A luta alivia o estresse e, por isso, muitas vezes, pode ser considerada um refúgio para os problemas do cotidiano.

Além disso, as lutas oferecem outros benefícios para a saúde do corpo, como o aumento da força muscular, a melhora do equilíbrio, o desenvolvimento da resistência e a aceleração do metabolismo, que contribui para a redução do peso.

Continua após a publicidade

“Ao contrário do que muitos pensam, não é um treino que incentiva brigas, mas trabalha a concentração, diminui a raiva e é a prática de defesa pessoal, caso seja necessária em algum momento”, afirma Godoi.

DANÇA

A dança é um exercício que, com certeza, pode agradar quem gosta de música e de movimentar o corpo. Ao praticar a dança por uma hora, são queimadas de 200 a 600 calorias. “Muita gente acha a academia entediante, mas sabe a importância da atividade física para a saúde, então aulas mais dinâmicas e coletivas são o gás que faltava para tirar essas pessoas do sedentarismo!”, comenta Ronaldo.

YOGA

A yoga é uma atividade física para quem gosta de algo mais leve e relaxante. A prática da yoga é ideal para as pessoas que buscam por consciência corporal, força e equilíbrio. “É considerada a forma mais elevada de purificação e auto-disciplina, cobrindo tanto a mente quanto o corpo”, explica o especialista.

MUSCULAÇÃO

Em uma hora, a musculação, uma das práticas mais comuns das academias, pode gerar um gasto calórico de até 600 calorias, mas isso depende da intensidade e da sequência dos exercícios. Já existem estudos que comprovam que o treino de musculação pode ser eficaz e de curta duração.

“Para cada aluno, a planilha de exercícios e sequência é individual, por isso recomendo que procure o profissional da academia para auxiliar nessa jornada. É nesse momento também que alinha-se a disponibilidade de vezes na semana e horas diárias, ficando viável e motivando o aluno para não desistir”, conta o treinador físico Ronaldo Godoi.

Continua após a publicidade

Publicidade