Continua após publicidade

Treinar com personal trainer potencializa resultados: veja os benefícios

Mais do que montar séries, treinar com personal trainer ajuda a atingir os objetivos mais rápido e diminui os riscos de lesões e desistência

Por Ana Paula Ferreira
24 nov 2023, 13h18
Treinar com personal trainer reduz os riscos de lesões (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Começar a se exercitar ou voltar à prática após um tempo parado impacta totalmente na qualidade de vida. No entanto, não é todo mundo que consegue manter a frequência e a disciplina por muito tempo, sem falar nos possíveis riscos de lesões ao fazer algum movimento errado – e é aí que entram os benefícios de treinar com personal trainer.

De acordo com registros médicos, a maioria das injúrias ocorridas durante o treino ocorre quando há uma sobrecarga inadequada de músculos e articulações, seja por aumento indevido de pesos ou erros na execução de movimentos. Além disso, tanto iniciantes quanto pessoas mais avançadas podem sofrer algum tipo de problema durante o treino.

Sendo assim, o acompanhamento profissional, independente do nível de treinamento de cada pessoa, contribui não só para a segurança do aluno, mas também para conquistar os objetivos de forma mais rápida.

Afinal, quem é o profissional personal trainer?

Para atuar no Brasil como personal trainer, a formação em Educação Física e o registro no Conselho de Educação Física são obrigatórios, conforme estabelece a Lei 9.696/98, que regulamenta a profissão. Com isso, espera-se que o especialista esteja apto a fornecer um atendimento individual para o aluno, considerando limites, necessidades e objetivos a serem alcançados com segurança e planejamento.

Continua após a publicidade

Após formado, o profissional pode se especializar em uma série de áreas diferentes, sendo as mais comuns a musculação, treinamento funcional, dança, corrida, artes marciais, reabilitação musculoesquelética e cardíaca e ioga. Além disso, existem ainda aqueles que se dedicam em acompanhar quem precisa de uma atenção especial, como idosos, gestantes e pessoas com diabetes, obesidade, cardiopatias, doenças ósseas e fibromialgia.

Treinar com personal trainer: como funciona

Antes de iniciar a rotina de trabalhos, o método de treinamento demanda avaliação física da força muscular, aptidão, resistência, vitalidade, flexibilidade e vigor. Em seguida, a partir dessa análise personalizada, é definido o planejamento individualizado com periodização de treino, série de exercícios e, até mesmo, a indicação de atividades dentro ou fora da academia, nas situações que o contato com a natureza estimule a disposição aos exercícios.

O plano adaptado permite que a métrica evolutiva considere, primordialmente, a melhor versão do aluno. Esse fator previne frustrações e faz com que o personal acesse as ferramentas necessárias para motivar continuamente o novo atleta, reforçando sua confiança para que alcance o próprio potencial.

Publicidade