Supino reto ou com halteres? Descubra a melhor técnica para o seu treino de peito
Exercícios pedem coordenação motora e queimam calorias

O supino é um dos exercícios mais populares quando o assunto é treino de peito na musculação. Ele não apenas fortalece a região, como também queima calorias, pois exige esforço e é intenso, dependendo do peso que você levanta. Além disso, ele proporciona variações, dentre elas, o supino reto com barra e o supino com halteres.
“Existem diversas variações de angulação para o supino que são muito interessantes. O que precisa levar em consideração é o tempo e nível de treinamento do praticante, já que algumas variações provocam estresse na articulação do ombro”, afirma Bruno Silva, treinador da Smart Fit.
Ele complementa que, no caso de iniciantes, o tradicional supino reto é a melhor escolha, já que ele apresenta ótimos resultados e tende a minimizar os riscos de lesões.
Supino reto com barra versus com halteres: qual a diferença?
Supino reto com barra
O supino reto na barra (no qual a pessoa deita em um banco paralelo ao chão) foi o primeiro a ser criado, lá nos primórdios da musculação. De acordo com o Blog Smart Fit News, ele proporciona a melhor distribuição de força entre os três grupos musculares. Por isso, pode ser bom para quem está começando, ou tem pouco tempo na academia e quer trabalhar as três regiões de uma vez só — e não acrescentar mais exercícios à sessão.
Execução:
- Primeiro, coloque as anilhas na barra;
- Em seguida, deite-se num banco reto, sem inclinação;
- Depois, apoie os pés no chão. Caso não consiga, coloque um step de cada lado para apoiar – evite colocá-los em cima do banco para não gerar um desequilíbrio.
- Coloque as mãos na barra e afaste-as um pouco maior do que a largura dos seus ombros;
- Puxe a barra para cima e desça até a linha do seu peitoral;
- Após tocar no peitoral, retorne à posição inicial e repita o movimento.
Supino com halteres
Essa variação pode ser feita tanto reto quanto no ângulo de 45 graus. O exercício oferece uma maior amplitude do movimento, já que a barra encosta no peito e não permite que os braços abram demais, ou que as mãos se juntem na subida.
“Sem contar que também pede uma certa coordenação motora. Entretanto, iniciantes podem fazer, desde que aprendam o movimento correto e comecem com pouca carga”, explica Thiago Moreira, especialista em fisiologia do exercício e gerente de departamento técnico da Smart Fit.
Execução:
- Primeiro, escolha o peso dos halteres;
- Em seguida, pegue um banco reclinável e ajuste-o para 45 graus;
- Depois, sente-se, encoste e deixe os braços inclinados, formando um L;
- Eleve os braços para cima até que fiquem completamente esticados e retorne à posição inicial;
- Repita o movimento.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.