Continua após publicidade

Como evitar lesões na prática do Beach Tennis?

O esporte está em alta mas precisa de alguns cuidados

Por Eduarda Guenther
Atualizado em 20 jun 2022, 14h15 - Publicado em 6 fev 2022, 12h44
Raquete de beach tennis
 (elabdesign/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

O Beach Tennis tem conquistado espaço em todo o Brasil e já pode ser considerado o esporte do verão. A quadra de areia (já conferiu a montada para o público em São Paulo capital?) é um convite para relaxar após um longo dia de trabalho e curtir com os amigos em um ambiente que lembra o clima de praia.

Mas, apesar de ser uma atividade que não exige condicionamento físico elevado, podem ocorrer algumas lesões se praticada de forma incorreta e sem a orientação de um profissional. Conheça quais são as lesões mais comuns, como evitá-las e quais são os erros mais recorrentes na prática de exercícios físicos no geral. 

Lesões mais comuns

As lesões podem ser divididas em crônicas e as agudas. No caso do Beach Tennis, que é um esporte realizado com as mãos acima da cabeça, as lesões acometem com maior frequência os ombros, por conta do esforço repetitivo. Normalmente, essas lesões começam com uma tendinite, que pode chegar ao caso de rompimento dos tendões, caso não sejam tratadas de forma adequada. A lesão mais comum nesse caso é a dos tendões do manguito rotador. Acidentes agudos podem ser: entorses de joelho e tornozelo, e até rompimento dos ligamentos. 

As mais fáceis para recuperar

Continua após a publicidade

As lesões parciais são as mais fáceis para recuperar, como por exemplo um estiramento parcial do músculo e do ligamento. Quando há um rompimento completo dessas estruturas, é mais comum a necessidade de cirurgia, levando um tempo maior de recuperação. 

Como evitar

Os cuidados a serem tomados para evitar lesões durante a prática do Beach Tennis são vários, mas podemos destacar o aquecimento antes do treino e o cool-down (resfriamento) após o jogo. Utilizar equipamentos adequados e fortalecer os músculos para a prática desse tipo de exercício também são importantes. No caso de pessoas que já tiveram lesões, o ideal é usar proteções articulares ao desempenhar atividades físicas. Estudos mostram que o uso de protetores de tornozelo ajuda a prevenir lesões em atletas que apresentam histórico de torção daquela articulação. Para evitar entorses, também é importante que o chão não seja muito irregular. No caso do Beach Tennis, o ideal é procurar quadras que tenham uma infraestrutura adequada para o esporte.

Os erros mais comuns

Continua após a publicidade

O erro mais comum de quem está iniciando uma  prática esportiva é não procurar um profissional para orientação. No caso do Beach Tennis, o uso de equipamentos inadequados e a execução de movimentos com técnica inadequada são causas comuns de lesões. Não realizar o aquecimento antes da prática esportiva também pode aumentar o risco de lesões, mas a realização do cool-down após o treino está entre as práticas mais ignoradas pela maioria das pessoas. Esse resfriamento ajuda o corpo a restabelecer o equilíbrio e a prevenir dores musculares pós-treino.

Entrevista com:

DR. LUIS FILIPE SENNA. Luis Filipe Senna é médico da bicampeã do Rainha da Praia e campeã mundial de dupla mista de Beach Tennis em 2014, Christina Sztancsa. É especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e membro da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. É Mestre em medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pesquisador na área de artroscopia e cirurgia do ombro.

.

 

Publicidade