Continua após publicidade

Exercícios aeróbicos aumentam o colesterol bom

Correr, caminhar, pedalar e nadar são atividades que influenciam de maneira positiva na fração boa do colesterol (mais do que a dieta!). E isso ajuda a manter o seu coração a salvo!

Por Mariana Amorim (colaboradora)
Atualizado em 28 out 2016, 18h22 - Publicado em 13 ago 2015, 15h42
Dirima/Thinkstock/Getty Images
Dirima/Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

Os exercícios aeróbicos promovem uma espécie de faxina nas artérias: o colesterol bom aumenta, o ruim vai embora e os vasos ficam mais flexíveis, o que facilita a circulação do sangue e reduz a pressão arterial. “O exercício melhora a sensibilidade das partículas ruins do sangue e elimina essas gorduras sem que elas passem para os vasos”, explica a cardiologista Maria Janieire Alves, da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (Incor).Vários estudos mostram que os sedentários têm até 50% mais risco de apresentar pressão alta do que quem se exercita regularmente. É por isso que a atividade física regular tem efeito comprovado na prevenção e no tratamento de doenças do coração.


E como chegar lá?

“A recomendação é de praticar 30 minutos de aeróbico 5 vezes por semana. Caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta estão entre as atividades indicadas. Equipamentos como elíptico e escada também são ótimos”, explica Eduardo Netto, diretor técnico da academia Bodytech, de São Paulo. Dica para os que não têm tempo ou está começando agora: divida o treino de meia hora em 3 sessões diárias de 10 minutos.

E a dieta?

A qualidade da alimentação é mais importante para o controle do colesterol ruim, o LDL. “Um cardápio rico em fibras, sem o excesso de gordura saturada, é capaz de reduzir em 20% a fração do LDL”, complementa Maria Janieire Alves.