Quando o assunto é atividade física, por exemplo: não há nada mais simples do que a caminhada. Nem por isso o exercício fica devendo a quem quer exterminar calorias, firmar o corpo, ganhar fôlego, melhorar o humor e a disposição, desestressar e reforçar a imunidade. Alguns estudos já mostraram que andar rápido pode trazer tantos benefícios quanto a corrida para prevenir pressão alta, diabetes e doenças do coração.
1. O melhor horário para andar e emagrecer, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, é pela manhã. Ao acordar, a reserva de energia é baixa e o organismo usa a gordura como combustível.
2. Nunca caminhe em jejum: tome um suco ou coma uma fruta e deixe o café completo para a volta. Leve uma garrafa de água e tome três ou quatro goles a cada 20 minutos.
3. Use roupas leves, feitas de tecidos que absorvem o suor. Caminhar com moletom achando que vai queimar mais calorias é bobagem e faz mal.
4. Se for andar ao ar livre, aplique filtro solar com FPS 60 no rosto e nasáreas expostas do corpo meia hora antes de sair. Use boné com aba larga e óculos escuros com lentes com proteção contra os raios UVA e UVB.
5. Varie o terreno. Trocando o asfalto por areia ou terra você pode queimar até 60 calorias a mais por hora. Ao pisar, coloque primeiro o calcanhar no chão e então “desenrole” o pé. O tamanho da passada não deve ser nem muito curto nem muito longo.
6. Olho na postura: relaxe os ombros, deixe o queixo paralelo ao chão, as costas retas e os braços junto ao corpo, com os cotovelos flexionados a 90 graus (para evitar que as mãos inchem). Os punhos devem ficar fechados. O ideal é respirar pelo nariz.