Exercícios somáticos para crianças e adultos: 5 opções para acalmar
De yoga à mindfulness, práticas podem ajudar a acalmar e conectar em momentos de estresse. Confira 5 sugestões!
A rotina estressante e corrida, por vezes, não nos permite fazer o básico: parar e respirar profundamente. Essa ação, por si só, já ajuda muito na conexão entre mente e corpo, baixando a pressão sanguínea e também a tensão do momento – benefícios que ajudam a acalmar tanto para adultos, quanto para crianças.
Além disso, de acordo com a professora de yoga do Colégio Marista Anjo da Guarda, Tatiana Hultmann Nieweglowski, os exercícios que envolvem a atenção consciente aos movimentos corporais – os chamados de exercícios somáticos – são úteis para manter o equilíbrio emocional ao longo do dia.
“Ao perceberem suas realizações físicas, crianças aprendem a se acalmar e regular suas emoções de maneira saudável. Além disso, práticas como o yoga trazem flexibilidade, desenvolvimento físico e conhecimento corporal”, explica a profissional.
5 exercícios somáticos para experimentar com as crianças
1Varreduras corporais
Semelhante à meditação, a varredura corporal traz consciência ao corpo. A criança pode deitar-se ou sentar-se confortavelmente, fechar os olhos e direcionar a atenção a diferentes partes do corpo. Isso auxilia a explorar sensações quando emoções estão intensas.
Respiração consciente
Focar na respiração é uma maneira fácil de centrar as crianças. Podem colocar um animal de pelúcia na barriga, respirar suavemente para acalmá-lo e conectar-se ao corpo, promovendo a consciência respiratória.
Yoga
Praticar yoga com as crianças é uma forma divertida de conectá-las ao corpo por meio do movimento. Poses simples, como as saudações ao sol, permitem que as crianças liberem o estresse e se sintam conectadas ao corpo.
Jogo dos opostos
Um jogo que envolve movimentos opostos para promover a atenção plena. Movimentar os braços em sentidos opostos, simular que é pequeno como uma formiga e em seguida alto como uma árvore. Essa atividade também serve como transição entre atividades, quando crianças oferecem resistência.
Brincadeiras ao ar livre
A brincadeira não estruturada ao ar livre é uma forma eficaz de exercício somático. Rir, correr e escalar ajudam as crianças a reconectar-se com seus corpos e regularem emoções.