Continua após publicidade

1 mês com uma esteira em casa: vale a pena?

Nossa editora testou o investimento e conta as impressões

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 set 2023, 18h13 - Publicado em 16 nov 2022, 15h40
Mulher correndo na esteira
 (jacoblund/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Mesmo com o fim do isolamento social, você pode optar por caminhar ou correr em uma esteira dentro da sua própria casa por vários motivos: clima chuvoso, frio, terreno hostil, compromissos que o mantêm em casa… No meu caso foi devido a uma cirurgia que me impedia de sair de casa ao mesmo tempo em que encorajava o exercício leve por 2 semanas.

Por isso, resolvi testar 1 mês de uma esteira em casa.

O teste foi feito na GT 4000, da GENIS Fitness, marca da Polishop. Se trata de uma esteira bastante tecnológica que inclusive tem parceria com o aplicativo Kinomap, disponibilizando videos que simulam corridas e caminhadas em qualquer parte do mundo (ótimo para quem precisa ficar trancada em casa e não aguenta mais a visão da própria sala de estar).

1

PRIMEIRA SEMANA:

Pegando o hábito

Se você não é uma pessoa que já tem o hábito de caminhar ou de correr, posso dizer que ter uma esteira em casa é perfeito para se criar essa rotina. Eu mesma já tentei me programar para sair de manhã e caminhar inúmeras vezes mas a preguiça sempre me vence.

Agora, ter uma esteira que fica posicionada diretamente em frente à minha televisão (onde pedi para colocarem) facilita — e muito. Quando eu percebia, ao final de um episódio de Queen Stars Brasil, que eu maratonei, uma hora já havia passado em que eu caminhei sem cansar.

2

SEGUNDA SEMANA:

Testando novos parâmetros

Depois de uma semana, em que eu já havia criado o hábito e estava liberada pela minha médica para caminhadas mais vigorosas, foi a hora de testar as opções da própria esteira. Em vez de ficar assistindo televisão, eu programei, através do aplicativo Kinomap, uma simulação de trilha ao ar livre.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo em que o vídeo mostra o caminho por subidas, por exemplo, a esteira automaticamente alterava as configurações para que a inclinação aumentasse ou diminuísse, oferecendo uma experiência bastante fiel em termos de esforço físico, o que foi ótimo para meu corpo “acordar” do período de baixa atividade.

3

TERCEIRA SEMANA:

Trabalho ativo

Ao 15º dia, eu posso dizer que já estava acostumada com os novos “terrenos”, isto é, com as mudanças de inclinação e velocidade das simulações oferecidas, e me senti à vontade para posicionar meu laptop em cima do display da esteira.

Eu sempre quis ser uma dessas pessoas que trabalha em uma esteira, em vez de sentada em uma cadeira de escritório por 8 horas ao dia. E posso dizer que valeu muito a pena! É muito boa a sensação de movimentar o corpo enquanto trabalha e, por mais que não tenha sido esse o objetivo, eu percebi que minha barriga deu uma boa desinchada após iniciar esse hábito — talvez nem tanto por queima de gordura mas pela melhora da postura, já que não estava encurvada em frente ao computador.

4

QUARTA SEMANA:

Corra, Larissa, corra

Chegou então a temida hora de testar o que a maioria das pessoas que possuem esteira em casa provavelmente gostam: treinos de corrida.

A esteira dá a opção de você sincronizar às simulações do aplicativo mantendo o ritmo que você quer ou sincronizando também opções de velocidades. Nessa segunda alternativa, não apenas o terreno é simulado, com as inclinações, mas também a aceleração e desaceleração da esteira.

Continua após a publicidade

Devo confessar que corrida não é o meu esporte de escolha mas, com certeza, ter a segurança de treinar em casa em um terreno mais seguro (em oposição ao terreno incerto das ruas) facilitou bastante meu treino!

CONCLUSÃO

Se você tem a condição (e espaço) para ter uma esteira em casa, tenha! Mesmo se você não é uma pessoa que gosta de corrida, caminhar já se provou como uma das melhores atividades para sua saúde — e queima de gordura, se esse for seu objetivo.

O que já foi provado pela ciência é que o ideal para nossa saúde é ser ativo frequentemente durante o período de um dia, com movimentações rotineiras do corpo, em oposição a ficar sedentário 23 horas por dia e se mexer apenas por 1 hora, na academia.

Ter uma esteira em casa permite que você faça isso com facilidade e prazer!

Continua após a publicidade

 

MAIS SOBRE A ESTEIRA

1 mês com uma esteira em casa: vale a pena?

Com a GT 4000, da GENIS Fitness, é possível que os usuários simulem, via Bluetooth, corridas e caminhadas de qualquer parte do mundo, por meio do aplicativo Kinomap – maior plataforma de vídeos geolocalizados do mundo, com mais de 32 mil vídeos e 390 mil quilômetros de trajetos -, tudo isso sem sair de casa.

A nova esteira sincroniza a programação que o usuário escolher no Kinomap e o aplicativo altera automaticamente a inclinação, de acordo com o vídeo ou percurso. Ou também é possível que ele escolha a velocidade que deseja treinar e o vídeo escolhido acompanha seu ritmo. “Ainda é possível treinar com amigos ou entrar em sessões de corrida com outras pessoas, com bate-papo em tempo real por voz, tudo para que o cliente tenha, ainda mais, a sensação de estar fazendo seu exercício em qualquer lugar do mundo e em grupo, promovendo treinos ainda mais dinâmicos, prazerosos, confortáveis e fáceis, sem sair de casa”, comenta João Appolinário, presidente e fundador da Polishop. Além do Kinomap, a GT 4000 ainda permite se conectar a outros aplicativos de simulação de corrida.

Com display amplo e de fácil visualização, a esteira conectada mostra velocidade, tempo, inclinação, calorias perdidas, distância percorrida e batimento cardíaco e também conta com dois suportes para garrafas de água. Com dois alto-falantes e entrada de áudio P2, deixa a experiência ainda mais completa, permitindo curtir as músicas que quiser ao longo do treino. Ainda conta com entrada USB, que carrega tablets e smartphones, possui 15 níveis de inclinação e alcança velocidade de até 18 km/h, além de 12 programas pré-programados com 20 sessões. Com 10 amortecedores, oferece total conforto para caminhadas e corridas, minimizando os impactos às articulações. Seu sistema dobrável com cilindro hidráulico permite guardar a esteira quando terminar o treino e, com apenas um toque, retorná-la para a posição de uso. Com rodinhas de transporte, é possível deslocar a esteira com facilidade.

Continua após a publicidade

COMPRE AQUI

Publicidade