Continua após publicidade

Eletrólitos: o que são e por que você precisa repô-los

Os eletrólitos, como o sódio e o potássio, são essenciais para a manutenção de funções básicas do organismo

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 set 2023, 18h27 - Publicado em 15 nov 2022, 08h00
eletrólitos
 (Pavel Danilyuk / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Bebidas no estilo Gatorade fazem muito sucesso entre os atletas. Isso porque, em teoria, elas são ótimas para repor os nutrientes que perdemos durante a prática de exercícios físicos. Elas são repletas de eletrólitos essenciais para a nossa saúde. Mas você sabe o que são e para quê servem os eletrólitos?

O QUE SÃO ELETRÓLITOS?

“Os eletrólitos sódio e potássio são minerais encontrados em abundância no organismo e desempenham importantes funções fisiológicas como crescimento celular, síntese de proteínas, função enzimática e equilíbrio acidobásico”, explica a nutricionista Mariana Gomes, do aplicativo Personal Virtual

Conseguimos esses eletrólitos de muitas formas – não só em bebidas reforçadas, mas também na alimentação -, e eles são fundamentais para o equilíbrio das nossas funções vitais. O sódio, por exemplo, participa na transmissão de impulsos nervosos, contração e relaxamento das fibras musculares, além da manutenção do volume extracelular e osmolaridade plasmática, e também influencia na absorção de glicose pelo intestino

“Já o potássio atua diretamente na formação da membrana celular e também na produção de energia (ATP)”, explica a profissional.

QUANDO DEVO TOMAR ELETRÓLITOS?

Em resumo: todos os dias! Como dito anteriormente, conseguimos esses nutrientes por meio de uma alimentação saudável, mas a suplementação pode ser necessária em casos específicos, no qual há o aumento da excreção desses minerais ou quando a ingestão está insuficiente. 

Continua após a publicidade

As melhores fontes de potássio são alimentos de origem vegetal, como a abóbora, o mamão, o pêssego, o tomate, a banana, o damasco, as castanhas e demais sementes. 

“É possível encontrar o sódio muito facilmente nos alimentos, principalmente os industrializados”, diz Mariana. “Contudo, é preciso cuidado na ingestão excessiva desse mineral, visto que além do sódio adicionado tem também o sódio naturalmente presente nos alimentos.”

As bebidas reforçadas, como o Gatorade, também merecem atenção, afinal, costumam ser ricas em açúcares. Elas são válidas após treinos muito intensos com duração maior que uma hora – por isso, costumam ser difundidas entre os atletas de alta performance. 

Publicidade