Continua após publicidade

Dificuldade para definir o abdômen pode ter relação com má postura

Má postura pode atrapalhar definição do abdômen ao provocar frouxidão da musculatura abdominal. Confira como evitar!

Por Ana Paula Ferreira
28 fev 2024, 16h08
Profissional explica qual pode ser a influência da má postura na dificuldade de definir o abdômen
Profissional explica qual pode ser a influência da má postura na dificuldade de definir o abdômen (cookie_studio/Freepik)
Continua após publicidade

Apesar de adotarem mudanças na alimentação e praticarem intensamente exercícios físicos, algumas pessoas ainda têm dificuldade para definir o abdômen. Então, onde está o problema? Segundo Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS, existe um fator comumente ignorado que pode atrapalhar severamente a definição do abdômen: a postura.

“Quando a postura não é adequada, os músculos do abdômen não são devidamente ativados e, por isso, ficam mais flácidos. E essa frouxidão muscular provoca o aumento do volume da circunferência abdominal, além de favorecer o acúmulo de gordura na região”, explica a médica.

Relação entre postura e abdômen definido

Segundo a profissional, a má postura é um problema que torna um ciclo vicioso, pois, com os músculos abdominais flácidos e fracos, fica mais difícil manter a postura correta, afinal, a musculatura do abdômen é parte fundamental do chamado “core”, que dá sustentação para a coluna.

“Por isso, por mais difícil que seja manter a postura correta, é preciso insistir, mantendo os ombros para trás e o abdômen ativado. Mesmo que inicialmente você consiga manter a postura por apenas cinco minutos, continue tentando. Conforme você ganha força e resistência na musculatura do abdômen, será mais fácil manter a postura correta, o que ajudará na definição abdominal’”, aconselha a especialista.

Continua após a publicidade

Ajuda extra para a definição

Exercícios físicos focados no abdômen também são grandes aliados para ajudar a manter a postura correta. Mas tonificar essa musculatura é uma tarefa árdua, pois essa região possui uma grande diversidade de grupos musculares e depende de inúmeros exercícios para ativá-los.

“Vale a pena também adotar estratégias como a realização de sessões de procedimentos baseados na tecnologia HIFEM (energia eletromagnética focalizada de alta intensidade), que é capaz de contrair as fibras musculares em intensidades que não são alcançáveis durante os exercícios físicos voluntários”, explica Cláudia.

É importante ressaltar, ainda, que a dificuldade de definir o abdômen pode ser multifatorial, incluindo, além da frouxidão muscular e o acúmulo de gordura, a flacidez de pele. “Então, na grande maioria dos casos, precisamos tratar mais de uma camada, o que pode ser feito através da associação de procedimentos com excelentes resultados”, destaca a médica.

Por fim, Cláudia Merlo reforça que a definição do abdômen vai muito além da melhora da postura e não é uma receita de bolo. Logo, é importante consultar um especialista que poderá recomendar um protocolo de tratamento individualizado de acordo com as suas necessidades. “Para garantir os melhores resultados, a melhora da postura e os tratamentos devem estar associados a um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e sono de qualidade, por exemplo”, conclui a especialista.

Publicidade