Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Os principais cuidados e benefícios do alongamento após o treino

Conheça alguns exercícios estáticos para realizar após a prática de atividades físicas

Por Juliany Rodrigues
16 Maio 2025, 14h00 • Atualizado em 3 jun 2025, 22h11
devo alongar depois dos treinos
Saiba quais são os principais benefícios do alongamento pós-treino | (drobotdean/Freepik)
Continua após publicidade
  • “Devo me alongar após o treino também, ou somente antes?” Se você está procurando a resposta para essa questão, saiba que o alongamento depois de se exercitar pode oferecer alguns benefícios, como o relaxamento e uma leve melhora na recuperação muscular.

    “O alongamento após o treino pode proporcionar vantagens importantes, especialmente em relação à redução da tensão muscular e do estresse, à recuperação e ao relaxamento”, afirma a Eliana Araújo, gestora de musculação na Les Cinq Gym.

    Nesses momentos, o mais indicado é optar por movimentos estáticos, que são aqueles que mantêm uma posição específica e promovem uma sensação de “esticar” o corpo.

    Siga

    Por serem mais leves, eles não sobrecarregam os músculos já cansados do treino e, por isso, normalmente não costumam causar problemas.

    Cuidados importantes

    Vale lembrar que, na hora de fazer o alongamento pós-treino, é importante adotar alguns cuidados para garantir que a prática não seja prejudicial ao invés de vantajosa.

    Quando realizado de forma errada, ele pode provocar dores, tensão excessiva nas articulações e até mesmo aumentar o risco de lesões.

    É fundamental respeitar os limites do próprio corpo, nunca exagerar, manter uma boa postura e a respiração adequada, ficar atento a qualquer desconforto e, sempre que possível, procurar orientação profissional.

    Continua após a publicidade

    Tenha em mente que os alongamentos não devem ser intensos e nem longos, sendo que o ideal é focar na qualidade dos movimentos.

    “O alongamento pós-treino não é obrigatório, mas ele pode ser altamente benéfico para quem sofre com muita rigidez muscular ou apresenta níveis altos de estresse, por exemplo”, destaca Araújo.

    6 exercícios de alongamento estático para o pós-treino

    1. Posição gato-vaca

    exercícios para a lombar
    (Tim Samuel/Pexels)

    Fique no chão em quatro apoios. Alinhe os joelhos embaixo dos quadris e posicione as mãos embaixo dos ombros. Em seguida, expire e contraia o abdômen para arredondar e curvar sua coluna, aproximando a cabeça do cóccix. Depois, inspire e empurre o tórax e o cóccix para longe um do outro, enquanto arqueia sua coluna.

    2. Alongamento do piriforme

    Continua após a publicidade

     

    Deite-se de costas com os dois joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Coloque o tornozelo direito na base da coxa esquerda. Em seguida, coloque as mãos atrás da coxa esquerda e puxe em direção ao peito até sentir um alongamento. Mantenha essa posição por 30 segundos a 1 minuto. Em seguida, faça o lado oposto.

    3. Flexão de tronco para a frente sentada

    Mulher sentada no chão realizando exercício de alongamento

    Sente-se com as pernas estendidas e pressione suavemente os ossos do quadril no chão. Contraia o abdômen como se quisesse aproximar o umbigo nas costas.

    Ao inspirar, alongue a coluna. Ao expirar, flexione o tronco para a frente, mantendo as costas retas. O peito deve se aproximar ao máximo das coxas. Mantenha a postura por 1 minuto.

    4. Posição do pombo

    Continua após a publicidade

    Comece com a postura do cachorro olhando para baixo. Traga a perna esquerda à frente. A canela esquerda fica quase paralela à borda do tapete e o joelho esquerdo atrás do pulso da mão esquerda e o tornozelo esquerdo atrás do pulso direito.

    Gentilmente, leve a perna direita para trás o máximo possível. Pressione a parte superior do pé direito no chão. Descanse as pontas dos dedos no chão na frente do corpo e puxe os ombros para baixo e longe das orelhas.

    5. Alongamento de tríceps

    Com os pés afastados na largura dos quadris, levante o braço direito acima da cabeça e dobre o cotovelo, levando a mão por trás da cabeça até alcançar o meio das costas. Com a mão esquerda, segure o cotovelo direito e puxe suavemente por 20 a 30 segundos. Deixe os ombros relaxados e o queixo alinhado. Repita com o outro braço.

    6. Alongamento de panturrilha na parede

    Continua após a publicidade

    Com os braços estendidos, incline-se em direção à parede, mantendo uma perna atrás e outra na frente com os pés firmes no chão. A perna de trás deve ficar estendida, enquanto a da frente com o joelho levemente dobrado. Mantenha a posição por cerca de 20 a 30 segundos. Troque as pernas.

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.