Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Corrida ao ar livre ou na esteira: entenda as vantagens de cada uma

Esclarecemos as principais diferenças entre as duas práticas

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 11 set 2025, 09h38 - Publicado em 9 set 2025, 16h00
correr na esteira ou correr na rua qual é melhor
Correr na esteira x correr na rua: qual é a melhor opção? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Correr na esteira ou correr na rua? Será que existe uma opção melhor do que a outra? A verdade é que ambas as práticas possuem suas vantagens e desvantagens.

A escolha entre elas deve ser feita com base em uma série de fatores, como o objetivo do treino, o condicionamento físico, a segurança do praticante, as preferências pessoais, a disponibilidade de tempo e a rotina de cada um.

“Não adianta fazer algo em que você não sente prazer naquilo ou que está achando monótono. Correr deve ser algo que te gere prazer”, destaca a Amanda Biuger, personal trainer.

Para te ajudar a decidir entre correr na rua ou na esteira, o ideal é contar com a orientação de um profissional, mas Boa Forma explica, a seguir, as principais diferenças entre essas duas atividades para te auxiliar na escolha.

Correr na esteira ou correr na rua: as principais diferenças

No geral, a corrida é uma modalidade que promove diversos benefícios à saúde física e mental, como melhora do condicionamento físico e do fortalecimento muscular.

“Ela também favorece os discos da coluna e ajuda na manutenção da postura”, acrescenta Luciano Miller, ortopedista e cirurgião de coluna.

Continua após a publicidade

Quando realizada ao ar livre, ela pode trazer uma sensação maior de realização e de bem-estar, já que o contato com a natureza e o ambiente exterior pode potencializar a liberação de neurotransmissores como endorfina e serotonina.

Um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, mostrou que se exercitar ao ar livre, especialmente em locais mais verdes, colabora para a diminuição do estresse e para a melhora do sentimento de positividade e da energia. 

Outro ponto é que correr na rua pode aumentar o gasto calórico, uma vez que o praticante enfrenta maiores irregularidades nos terrenos e da resistência do ar.

“Correr na rua tem um impacto 10% maior comparando com a esteira”, destaca Miller. Vale ainda citar que correr na rua exige que a pessoa projete o corpo para frente, o que aumenta a força muscular necessária.

Continua após a publicidade

Entretanto, Amanda orienta que, para iniciantes ou pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, a melhor opção para praticar a corrida é a esteira.

“A esteira minimiza a intensidade do esforço devido ao aumento no impulso gerado pela mesma, além de ajudar o indivíduo na coordenação motora e no condicionamento. Devido ao trabalho do aparelho, o impacto é menor comparado a corrida, o que, consequentemente, reduz as chances de lesões e acidentes”, fala ela. 

A esteira oferece maior comodidade e colabora para a percepção de movimentos como pisadas, braços e respiração. Além disso, o aparelho possibilita um maior controle da intensidade e da velocidade do treino.

Quais os riscos de cada prática?

Ambas as práticas envolvem riscos. Por isso, antes de incluir qualquer uma delas na sua rotina, é indispensável consultar um profissional e realizar um check-up geral, para garantir a sua segurança e a eficácia dos seus treinos.

Continua após a publicidade

Na hora de correr, é necessário utilizar um tênis que tenha um amortecimento adequado para o seu peso e roupas que sejam confortáveis, leves e respiráveis. Ao se exercitar na rua à noite, peças claras e refletivas são essenciais.

Também é preciso prestar bastante atenção na hidratação do corpo. Leve sempre a sua garrafinha de água e pare em algum momento para recuperar os líquidos perdidos, principalmente em dias quentes ou sessões muito longas.

Ao optar pela corrida na rua, fique de olho em fatores ambientais, por exemplo, a temperatura e as irregularidades nos terrenos, para evitar acidentes e lesões. Outra dica é sempre escolher um local que seja bem iluminado, movimentado e o mais seguro possível.

Na esteira, um dos cuidados mais indispensáveis que você deve ter é sempre permanecer atento à prática. A falta de concentração pode gerar acidentes, lesões e quedas.

Continua após a publicidade

“A técnica é primordial para um bom desempenho na esteira. Saber correr da forma correta interfere diretamente nos efeitos negativos que podem ser gerados no aparelho”, conclui a personal trainer. 

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.