Continua após publicidade

Como respirar na corrida para manter uma boa performance

Seja na esteira ou na rua, a forma como respirar na corrida faz toda a diferença para o desempenho. Confira as orientações de profissionais!

Por Ana Paula Ferreira
18 jun 2023, 10h00
Profissionais apontam qual é a melhor forma de respirar na corrida
Profissionais apontam qual é a melhor forma de respirar na corrida (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Como respirar na corrida ainda é uma dúvida comum entre as pessoas que estão começando a praticar a modalidade e querem manter uma boa performance, seja na rua ou na esteira.

De acordo com o médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros, um dos maiores erros quando se fala em respiração é puxar e soltar o ar pela boca, com o intuito de aumentar o fluxo de ar inspirado.

“O que pouca gente sabe é que o efeito é exatamente contrário. Ao invés de potencializar, quando a respiração não é correta durante uma atividade física, aumentam os riscos de lesões, já que o diafragma fica sobrecarregado, podendo até causar câimbras no órgão”, explica o profissional.

“O resultado é rapidamente percebido com incomodo dolorido na lateral do abdômen, além de prejuízos que são aumentados em quem mantém este tipo de respiração no repouso. Respirar pela boca na adolescência pode levar a alterações craniofaciais, como a mordida aberta ou cruzada”, alerta ele.

Respirar pelo nariz x pela boca

Embora já existam estudos que comparem a respiração nasal com a oral durante a corrida, seus resultados foram considerados inconclusivos, pois usaram amostras pequenas para chegarem a uma conclusão mais concreta.

Continua após a publicidade

Alguns especialistas, contudo, dizem que a respiração nasal tem seus próprios benefícios, incluindo o aumento da saturação de CO2 (dióxido de carbono) no sangue, o que cria um efeito mais calmante.

Outro ponto positivo é que inspirar e expirar pelo nariz também pode ajudar a aquecer o ar que entra nos pulmões e pode minimizar a ingestão de toxinas (especialmente se você corre na rua).

“Ao inspirar pelo nariz, que é o adequado, o ar entra quente e úmido no pulmão, além de ser filtrado pelos cílios das narinas. O ar ambiente que respiramos encontra-se entre 15-27ºC. Ao chegar ao final do nariz, já está na temperatura corpórea de 36,5ºC e umedecido. Ao passar pela boca, nada disso acontece”, explica o otorrinolaringologista.

Vale ressaltar, contudo, que esses benefícios falam apenas da parte da inspiração. Portanto, se respirar pela boca é mais confortável para você, tente inspirar o ar pelo nariz e apenas soltá-lo pela boca.

Continua após a publicidade

Então, como respirar na corrida?

De acordo com Roberto Ranzini, ortopedista e médico do esporte, é necessário respirar (tanto expirar como inspirar) o mais profundo possível para que todo CO2 (dióxido de carbono) possa ser “jogado” para fora durante a prática.

Além disso, o ideal é de que a inspiração e expiração tenham o mesmo tempo de duração, para evitar que haja hiperventilação – condição que ocorre quando a ventilação do pulmão é maior do que o necessário para a eliminação de CO2, afetando todo o equilíbrio do corpo.

 

Publicidade