Todos os benefícios da meditação que você precisa conhecer
Embora muitas pessoas não saibam, a saúde física também pode contar com os benefícios da meditação. Confira as vantagens desta prática!
Amenizar o estresse, dormir melhor, perder peso, treinar mais… Esses são apenas alguns dos benefícios da meditação, prática que já conquistou muitos adeptos ao redor do mundo.
Fato é que não são poucos os estudos que comprovam que a prática, quando feita de forma regular, é boa não só para a saúde mental, mas também para o corpo, oferecendo uma melhor qualidade de vida em geral.
No Brasil, inclusive, desde 2006 a técnica é oferecida nas unidades básicas de saúde como um suporte no tratamento de doenças da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, do Ministério da Saúde.
Diante dessas informações, listamos quais são os principais benefícios da meditação, de acordo com a ciência. Depois de ler todos eles, provavelmente você pensará em separar alguns minutos em para se dedicar à prática.
Benefícios da meditação
1Melhora o desempenho nos treinos
De acordo com um estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, pessoas que praticam meditação transcendental têm um funcionamento cerebral semelhante ao de atletas de elite.
Ficar sentado em silêncio todos os dias não significa que, de repente, você estará pronto para se jogar em uma maratona, mas pode te ajudar a desenvolver as características dos melhores atletas. Além disso, também pode colaborar estimulando seu corpo durante a dor, mas falamos sobre isso mais pra frente.
Reduz os níveis de estresse
A atenção plena da meditação realmente ajuda a diminuir os níveis de cortisol (o hormônio do estresse), de acordo com uma pesquisa na Universidade da Califórnia.
Esse alívio, segundo outro estudo, publicado na Psychoneuroendocrinology, ocorre em menos de três meses
3Faz a música soar melhor
Acredite: as vantagens da meditação podem ser melhores do que qualquer fone de ouvido de luxo.
Em um estudo publicado na revista Psychology of Music, os alunos ouviram uma fita instrutiva de meditação guiada por 15 minutos seguida de um trecho da ópera “La Boheme”, de Giacomo Puccini.
64% daqueles que fizeram o mindfulness sentiram que a técnica lhes permitia passar mais tempo no estado de meditação – o que os pesquisadores descrevem como estar “na zona”.
Ajuda a lidar com doenças
Lidar com diagnósticos pode ser bastante difícil, mas a meditação também pode ajudar nisso.
Quando mulheres com câncer de mama praticaram mindfulness, bem como arteterapia, o estresse e a atividade cerebral relacionada à ansiedade mudaram, em um estudo publicado em Stress and Health.
O mindfulness também ajudou pacientes com artrite reumatóide a combater o estresse e a fadiga associados à doença, de acordo com um artigo publicado na revista Annals of Rheumatic Disease.
5
Pode contribuir com a perda de peso
A manutenção do peso pode ser um benefício inesperado da meditação se você come de forma não consciente.
Isso porque, quando nos tornamos conscientes, fazemos escolhas alimentares melhores e podemos até saborear e apreciar mais a comida.
Inclusive, um estudo da UC San Francisco descobriu que mulheres obesas que foram treinadas para experimentar fazer o mindfulness eating, bem como meditar 30 minutos por dia, tinham maior probabilidade de perder peso.
6Contribui com o combate de doenças
Em um estudo publicado em 2014, quando algumas mulheres que venceram o câncer de mama praticavam regularmente técnicas de redução de estresse, como meditação guiada e ioga, suas células mostraram mudanças físicas, apesar do fato de não estarem mais recebendo tratamento.
7Pode ajudar a acabar com vícios
Se você está tentando largar o vício do tabaco, saiba que fumantes que meditaram por meia hora todos os dias durante dez dias tiveram 60% menos probabilidade de pegar um cigarro do que aqueles que simplesmente não faziam a prática, em um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, dos Estados Unidos .
Pesquisas em andamento na Universidade de Wisconsin-Madison sugerem que alcoólatras em recuperação também podem se beneficiar da meditação, pois ela pode ajudá-los a lidar com os problemas que os levaram a beber.
8Diminui a ansiedade e a depressão
Após pesquisadores da Universidade Johns Hopkins analisarem quase 19 mil estudos sobre os benefícios da meditação, eles descobriram que algumas das melhores evidências eram a favor da meditação da atenção plena, aliviando estresses psicológicos como ansiedade e depressão.
Anteriormente, foi descoberto que a meditação afeta a atividade em duas partes específicas do cérebro: o córtex cingulado anterior – que controla o pensamento e as emoções – e o córtex pré-frontal – que controla a preocupação.
Além disso, foi observada uma redução de quase 40% dos níveis de ansiedade dos das pessoas voluntárias dos estudos após apenas quatro aulas de 20 minutos cada, segundo a revista Social Cognitive and Affective Neuroscience.
9Diminui a solidão
A meditação diária ajuda a evitar sentimentos de solidão, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, de Los Angeles, e da Universidade Carnegie Mellon, da Pensilvânia.
Além do mais, exames de sangue feitos em voluntários revelaram que a meditação ajudou a diminuir os níveis de inflamação do corpo, o que significa que havia menor risco de desenvolver doenças graves.
Os pesquisadores atribuem ambos os resultados aos benefícios de alívio do estresse da meditação, uma vez que o estresse aumenta a solidão e aumenta a inflamação
Pode fazer você economizar dinheiro
Se você tiver todos os benefícios da meditação, poderá economizar dinheiro com gastos em saúde.
Um estudo do Center for Health Systems Analysis (Centro de Análise de Sistemas de Saúde) descobriu que aqueles que fazem meditação gastam 11% menos com cuidados de saúde após um ano e 28% menos depois de cinco anos praticando a técnica.
1 1Mantém você longe de gripes e resfriados
As pessoas que meditam perdem menos dias de trabalho devido a infecções respiratórias agudas e têm tanto duração quanto gravidade reduzidas dos sintomas, de acordo com um estudo publicado no Annals of Family Medicine. Na verdade, quem medita tem 40 a 50% menos probabilidade de adoecer do que quem não pratica a técnica.
1 2Mantém seu coração saudável
Praticar meditação transcendental, que é uma forma específica de meditação com mantra, pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou derrame, de acordo com um estudo feito em 2012.
Além disso, a pesquisa apontou que a prática também reduz a pressão arterial, que, combinada com os benefícios de alívio do estresse da meditação, mantém o coração saudável.