Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Como a atividade física potencializa sua vida sexual; descubra 6 benefícios

No Dia do Sexo, profissional traz os benefícios de uma vida mais ativa e o desempenho sexual

Por Maraísa Bueno
Atualizado em 9 set 2025, 14h37 - Publicado em 6 set 2025, 12h00
.
Profissional lista benefícios das atividades físicas para uma vida sexual mais ativa (./Freepik)
Continua após publicidade

Que as atividades físicas trazem inúmeros benefícios para corpo e mente, isso não é novidade. Afirmação feita tanto por profissionais, quanto por estudos científicos. Além disso, a prática de exercícios físicos também podem contribuir para uma vida sexual mais ativa.

“Com o tempo a gente aprende que saúde íntima não se resume a cuidados pontuais. Ela é construída nas escolhas diárias, nos gestos de autocuidado e, principalmente, no movimento. E quando falamos em movimento, o exercício físico é um dos maiores aliados da vida sexual ativa, prazerosa e conectada”, explica Chris Marcello, Sexóloga e Empresária, CEO da Sophie Sensual Feeling e LovePlan.

A profissional listou 6 benefícios que as atividades físicas contribuem para uma vida sexual mais ativa: 

1

Circulação em dia, prazer em alta

A prática regular de atividade física melhora a circulação sanguínea, inclusive na região pélvica. Isso significa mais irrigação, mais sensibilidade e, sim, mais prazer. Estudos mostram que mulheres que se exercitam até seis horas por semana apresentam melhor lubrificação, excitação e desejo sexual do que aquelas sedentárias.

Continua após a publicidade
2

Hormônios que trabalham a favor

Mexer o corpo regula os níveis de estrogênio e testosterona, fundamentais para uma libido saudável. E ainda reduz o cortisol, o hormônio do estresse, liberando endorfinas que trazem leveza e bem-estar para dentro e fora do quarto.

Continua após a publicidade
3

Saúde mental e desejo caminham juntos

Exercício físico é um potente aliado contra sintomas de ansiedade e depressão, que estão diretamente ligados à queda da libido. Pesquisas da USP indicam que níveis moderados a altos de atividade física funcionam como prevenção não medicamentosa para disfunções sexuais.

4

Conexão afetiva e cumplicidade

Quando uma pessoa adota um estilo de vida ativo, o parceiro tende a acompanhar. Treinar juntos fortalece o vínculo emocional, melhora a comunicação e aumenta a confiança. É escuta, superação e diversão compartilhada, tudo isso reflete na intimidade.

5
Continua após a publicidade

Autoestima: o afrodisíaco natural

Sentir-se bem com o próprio corpo é um dos pilares da autoconfiança. E a autoconfiança é, sem dúvida, um dos ingredientes mais potentes da atração. 

Continua após a publicidade
6

Sexo também exige preparo físico

Pode parecer curioso, mas a atividade sexual equivale, em esforço, a subir dois ou três lances de escada. Ou seja, condicionamento físico faz diferença no desempenho, na resistência e na entrega.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.