Atividade física pós-cirurgia bariátrica: personal explica a importância
Fazer atividade física pós-cirurgia bariátrica é fundamental para manter o corpo e a mente saudáveis depois de tantas mudanças. Saiba mais!
Fazer atividade física pós-cirurgia bariátrica é de extrema importância devido às tantas mudanças pelos quais o corpo passa após o procedimento, que é considerada um verdadeiro marco de transformação para uma vida mais saudável e com mais qualidade para muitas pessoas.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCM), em 2022 o Brasil registrou 74.738 cirurgias bariátricas, que têm como principal benefício a redução do peso corporal, que é uma das maiores queixas dos pacientes.
Mas, afinal, a atividade física é recomendada após a recuperação do procedimento? Para o profissional de educação física e diretor técnico da Bodytech Company, Eduardo Netto, a resposta é sim, assim como manter uma dieta balanceada e adequada para alcançar e manter a perda de peso.
Como fazer atividade física pós-cirurgia bariátrica?
Segundo o profissional , “uma boa rotina de exercícios, prescrita de forma individualizada, ajudará a proteger as articulações, tonificar os músculos, reparar a saúde do coração e dos pulmões, aumentar a taxa metabólica além dos benefícios para saúde mental”.
Contudo, para os recém-operados, é preciso priorizar os movimentos de baixo impacto e intensidade, como caminhada, hidroginástica, musculação, pilates e yoga. “Escolha atividades que você goste e que sejam prazerosas. Procure sempre por uma orientação de um profissional de educação física sobre a melhor forma de se exercitar de forma segura e eficaz”, explica Netto.
A seguir, ele indica os cuidados necessários para quem quer fazer atividade física pós-cirurgia bariátrica.
1Avaliação médica
Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, o paciente deve ser avaliado por um médico para checar sua saúde geral e determinar se ele está apto para se exercitar.
Início gradual
O paciente deve começar com atividades leves e ir aumentando gradualmente a intensidade e a duração conforme for se sentindo mais confortável.
3Evitar exercícios de alto impacto
Os exercícios de alto impacto, como corrida e saltos, podem ser prejudiciais para os pacientes bariátricos, pois podem colocar pressão nas articulações.
4Foco em atividades de baixo impacto
As atividades de baixo impacto, como caminhada, natação e ciclismo, são mais seguras e recomendadas para pacientes bariátricos.
5Hidratação
O paciente deve se hidratar bem antes, durante e depois das atividades.
Uso de roupas e calçados confortáveis
O paciente deve usar roupas e calçados confortáveis que não apertem ou causem irritação.
7Escolha de atividades que o paciente goste
O paciente deve escolher atividades que ele goste e que sejam prazerosas.