Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Aprimore seu treino: dicas para usar a cadeira abdutora com eficiência

Execução do exercício de forma errada pode causar lesões

Por Maraísa Bueno
Atualizado em 11 ago 2025, 10h32 - Publicado em 8 ago 2025, 20h00
.
Use a cadeira abdutora de forma mais eficiente para alcançar seus objetivos (./Freepik)
Continua após publicidade

Dentre as diversas máquinas de musculação, uma que sempre gera dúvidas com relação a forma de execução é a cadeira abdutora.

 

Um estudo laboratorial comparou diferentes exercícios relacionados à abdução e constatou que a cadeira abdutora realiza uma ativação eficaz do glúteo médio. Ao mesmo tempo, ela minimiza a ativação do chamado tensor fáscia lata (músculo localizado na parte lateral do quadril, que ajuda na estabilização do joelho) sendo uma opção muito eficiente para fortalecer especificamente o glúteo médio.

Entender a postura, posicionamento dos joelhos e pés é importante para realizar o exercício de forma eficaz e que ative os músculos-alvo da máquina. 

O profissional de educação física David Costa Silva trouxe a seguir a forma correta de execução da cadeira abdutora: 

Continua após a publicidade

Ajuste da máquina e posicionamento 

“Use bem o apoio para as costas, e mantenha a coluna reta. Posicione os pés, de preferência no degrau mais baixo, mantendo o seu joelho na altura do seu quadril, ou um pouco mais baixo. Os pés não devem fazer força contra o suporte, então deixe a ponta dos pés levemente direcionados para baixo”. 

Execução 

“Mantenha sempre o abdômen contraído, estabilizando o seu quadril contra o banco. Os joelhos devem forçar contra a máquina, fazendo a abertura, buscando o máximo de amplitude. Mantenha sempre sua atenção no glúteo, pensando em sempre fazer sua contração máxima”. 

Cuidados para evitar lesões 

David listou alguns pontos importantes para que você não corra o risco de lesionar enquanto executa o exercício na cadeira abdutora:

  • Evite manter a coluna curvada, podendo gerar estresse em musculaturas e articulações que não estejam sendo usadas no exercício. 
  • Não deixe que o quadril deslize ou saia do banco, mantendo sempre estabilizado. 
  • Comece com uma carga mais leve, e vá aumentando gradualmente, buscando sempre manter o controle sobre ela durante todo o movimento.
Continua após a publicidade

Veja mais no vídeo abaixo!

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.