Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Aprenda a realizar o agachamento sissy e seus benefícios para as pernas

O agachamento sissy é um exercício complexo que atua no fortalecimento do quadríceps

Por Maraísa Bueno
6 Maio 2025, 20h00 • Atualizado em 7 Maio 2025, 10h08
Diversas pessoas praticando agachamento livre
O que é e para que serve o agachamento sissy? (Pexels/Pexels)
Continua após publicidade
  • O agachamento Sissy (também conhecido por sissy squat) é uma variação de agachamento que tem como objetivo o fortalecimento do quadríceps (parte frontal da coxa).

    Qual a diferença do agachamento sissy para o livre?

    Quando se fala em fortalecimento de membros inferiores, o agachamento é um dos exercícios que mais são citados, pois é possível executá-lo com ou sem pesos. Pequenas alterações na execução do agachamento podem mudar o músculo focal a ser trabalhado. É o que acontece com o agachamento sissy. No agachamento livre, o ponto focal são os glúteos, enquanto no sissy, os quadríceps.

    De acordo com o especialista técnico da Smart Fit, Daniel Silva”, o benefício do agachamento sissy é que “ele possui uma variação de estímulo de quadríceps e permite a utilização sem requerer máquina”, sendo considerado um exercício livre.

    Siga

    Como fazer o agachamento sissy de forma correta? 

    Caso faça em um aparelho na execução do agachamento sissy, onde você precisa prender os pés e também prender a panturrilha, para ter mais segurança ao executar o exercício. “O pé fica preso para dar a segurança para projetar o tronco para trás e potencializar o uso do quadríceps”, explica o personal Demetrios Leadebal.

    Continua após a publicidade

    Para a execução correta do agachamento sissy sem a utilização de aparelho, o aluno deverá ficar na ponta do pé, flexionar joelhos e manter o tronco inclinado para trás enquanto realiza a descida. “Isso gera uma alta atividade para o quadríceps”, completa o especialista Daniel Silva.

    Ponto de Atenção:

    Daniel Silva explica que o agachamento sissy é um exercício complexo e é preciso ter cuidado ao executá-lo. “É um exercício lesivo devido tensão gerada na articulação do joelho. Pode ser utilizado como opção para substituição ou adequação de exercício,  fazendo na cadeira extensora, por exemplo”.

    Continua após a publicidade

    No vídeo a seguir, há o exemplo da execução do agachamento sissy com a utilização de aparelho. Assista:

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.