Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Agachamento hack: Aprenda a diferença e como executá-lo corretamente

O movimento é ideal para a hipertrofia de membros inferiores. Entenda mais sobre ele!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 11 set 2025, 11h36 - Publicado em 10 set 2025, 18h00
O agachamento hack trabalha especialmente quadríceps, posteriores de coxa, glúteos, panturrilha e flexores do quadril | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

O agachamento hack consiste em um ótimo exercício para incluir no treino de inferiores. Ele trabalha principalmente quadríceps, posteriores de coxa, glúteos, panturrilha e flexores do quadril.

A execução desse movimento exige o uso de um equipamento da academia chamado hack, que ajuda a guiar o movimento e a proporcionar mais estabilidade.

A máquina contribui para melhorar a sensação de segurança durante o exercício, o que faz dela ideal para iniciantes e para pessoas com limitações físicas.

A seguir, Boa Forma explica as principais diferenças entre agachamento hack e livre e te mostra como executar o exercício no aparelho. Confira!

Qual a diferença entre agachamento hack e livre?

O agachamento hack e o livre trabalham os mesmos músculos – quadríceps, glúteos, posteriores de coxa e panturrilhas -, mas de maneiras diferentes.

O agachamento livre, por não envolver o uso da máquina, exige um maior controle da postura, coordenação motora e ativação dos músculos estabilizadores (core).

Continua após a publicidade

“Utilizando os aparelhos de musculação para fazer agachamento, pode ser possível adicionar mais carga. Já com pesos livres, como halteres e barras, outras habilidades também entram em jogo – é o caso do equilíbrio e da coordenação“, fala o personal trainer Rafael Lund.

Já o agachamento no aparelho hack oferece mais estabilidade durante a execução do movimento, o que permite aumentar as cargas de um jeito mais seguro e pode trazer uma maior sensação de confiança. Com isso, o foco no quadríceps pode ser intensificado.

“Uma das maiores vantagens do agachamento hack é proporcionar maior estabilidade, já que a máquina guia o movimento, diminuindo a necessidade de equilíbrio e reduzindo a sobrecarga na coluna lombar”, fala Saulo Macedo, treinador com foco em musculação, treino híbrido e crossfit.

“O agachamento hack, por ser realizado em máquina, reduz a demanda de estabilização e concentra mais a carga nos quadríceps, tornando o movimento mais direcionado”, completa ele.

Continua após a publicidade

Outro ponto que deve ser mencionado é que o assento da máquina contribui para que o praticante se sinta mais confortável, apoiando a lombar e permitindo um melhor alinhamento da coluna.

Mas vale lembrar que, mesmo com a ajuda do aparelho, você não deve exagerar na quantidade de carga utilizada durante o agachamento. Foque no equilíbrio e na técnica correta!

“Apesar de a máquina oferecer suporte, a técnica correta continua sendo essencial. É necessário ajustar os pés, manter a postura adequada da coluna e respeitar a amplitude de movimento para evitar sobrecarga nos joelhos e quadris. A má execução, mesmo na máquina, pode gerar compensações musculares e risco de lesões”, alerta Macedo.

Por fim, tenha em mente que, para montar os seus treinos de inferiores, o melhor a se fazer é contar com a orientação de um profissional.

Continua após a publicidade

Como fazer agachamento hack corretamente?

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.