Descubra 5 alternativas ao agachamento búlgaro para turbinar seu treino
Confira movimentos que podem ser uma boa alternativa ao agachamento búlgaro

O agachamento búlgaro é um exercício unilateral que trabalha músculos como quadríceps, flexores do quadril e cadeia posterior (isquiotibiais, glúteos e costas).
Sua execução consiste em apoiar uma das pernas em um banco ou algo elevado atrás e realizar a descida com a outra perna à frente. Ele exige bastante equilíbrio e força e pode ser bem desafiador para algumas pessoas, principalmente iniciantes.
“O agachamento búlgaro é um exercício que exige boa coordenação, bom nível de força e de equilíbrio por ser feito em base unipodal. Para iniciantes, pode ser melhor trabalhar com exercícios menos complexos com base estável e bipodal”, sugere o gerente técnico da Bio Ritmo, Guilherme Leme.
Se você tem dificuldades para fazer o agachamento búlgaro, saiba que existem alternativas que você pode incluir no seu treino de inferiores. A seguir, você pode conferir 5 opções, mas, antes, lembre-se: nenhum exercício substitui exatamente o outro!
5 substitutos para o agachamento búlgaro
1. Afundo
O afundo ajuda a desenvolver os maiores músculos da parte inferior do corpo, especialmente quadríceps, glúteo máximo e adutor magno. Além disso, ativa isquiotibiais, glúteo médio, panturrilhas e estabilizadores centrais.
2. Agachamento com salto
O agachamento com salto tem como alvo glúteos, quadríceps, quadris e isquiotibiais. Ele é um movimento pliométrico, o que significa que envolve explosão muscular e potência.
3. Leg press unilateral
O leg press unilateral trabalha músculos da coxa (vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio) e músculos do glúteo (glúteo maior, ou glúteo máximo, e glúteo médio).
4. Step-up unilateral
O step-up unilateral trabalha principalmente os músculos do quadríceps, glúteos e isquiotibiais. Ele também contribui para o desenvolvimento de equilíbrio.
5. Agachamento pistol
O agachamento pistol é a elite dos exercícios funcionais. Ele trabalha equilíbrio, mobilidade, flexibilidade, além de muita força. Os principais músculos envolvidos nesse movimento são: panturrilhas, glúteos, isquiotibiais, core e quadríceps.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.