Continua após publicidade

O que fazer hoje à noite para se exercitar melhor amanhã

Algumas medidas antes de dormir melhoram o rendimento do treino no dia seguinte

Por Caroline Randmer (Colaboradora)
Atualizado em 17 fev 2020, 15h10 - Publicado em 9 ago 2017, 15h50
Mulher bebendo copo de água
 (fizkes/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Beba água gelada

Aproximadamente 2 horas antes de ir para cama, encha aquele copão – talvez até dois – e mande ver. A tática vai fazer com que sua temperatura corporal caia um pouco, ajudando você a pegar no sono mais rápido a hora que deitar a cabeça no travesseiro. Assim você dorme bem e acorda com a disposição nas alturas e bem hidratada para encarar a academia sem nem se preocupar com o cansaço ou aquela sensação de irritabilidade.

Faça um lanchinho

Se você anda se exercitando com frequência, é bom reforçar o hábito de beliscar alguma coisa antes de ir para cama. Caso contrário, é capaz que você acabe cada vez mais cansada com o tempo. Além disso, quem não se alimenta direito tem mais dificuldade para dormir e para acordar cedo, o que pode acabar comprometendo o treino no dia seguinte.

Leia mais: 6 dicas para acabar com sua insônia e dormir melhor

Para passar bem longe de todos esses problemas, escolha fazer uma ceia entre 2 e 3 horas antes de se deitar. “Escolha alimentos que liberem glicose de uma forma gradual, como abacate com cacau em pó, iogurte natural desnatado com chia e uva passa ou banana prata com farelo de aveia e canela”, sugere Daniela Lasman, nutricionista da Bodytech, em São Paulo.

Continua após a publicidade

“Esta última refeição do dia não só vai auxiliar no processo de reparação do sono como vai contribuir para o abastecimento dos estoques de glicogênio muscular para o treino da manhã seguinte, evitando o catabolismo durante a atividade física, que é quando o corpo usa massa magra como fonte de energia”, complementa.

Medite

Você sabia que pesquisadores da University of Missouri, nos Estados Unidos, descobriram que o stress pode comprometer sua performance na academia e ainda aumentar o risco de lesões durante a prática de atividade física? A solução: reserve alguns minutos da sua noite para relaxar e meditar para reduzir a ansiedade e a tensão do dia. Assim você acorda novinha em folha e pronta para o que vier pela frente.

Leia mais: 4 problemas de saúde que podem estar ligados à sua ansiedade

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

 

Publicidade