Continua após publicidade

7 respostas do seu corpo durante o treino que fazem bem para você

Já parou para pensar em como seu organismo se comporta durante a atividade física? Nós temos a resposta

Por Caroline Randmer (colaboradora)
Atualizado em 30 abr 2024, 16h31 - Publicado em 26 out 2017, 17h26
Mulher fazendo ioga em um estúdio em posição de prancha
 (fizkes/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

1. Você pensa com mais clareza

O esforço físico aumenta a capacidade de raciocínio. “Estudos já comprovaram que se exercitar estimula as moléculas BDNF, responsáveis por melhorar a memória e aumentar a velocidade de cognição”, revela Jakson.

2. Você estressa seus músculos

Toda vez que você sai de uma sessão de treino, suas fibras musculares precisam se recuperar de microlesões. Isso significa que seus músculos estão trabalhando para ficarem mais fortes e maiores.

Continua após a publicidade

Leia mais: O exercício ideal para quem tem osteoporose

3. Você queima calorias

Vamos voltar às aulas de biologia (não fuja!): o composto ATP armazena temporariamente a energia proveniente dos alimentos que consumimos. Quando precisamos utilizar esse estoque, como, por exemplo, na hora que estamos usando os músculos para realizar algum esforço físico, a molécula se converte em ADP e a energia é liberada. Essa troca é o que chamamos de queima calórica.

Continua após a publicidade

Leia mais: Este exercício de ballet fitness deixa o bumbum redondinho

4. Você eleva sua temperatura corporal

“Parte da energia liberada pelos músculos durante o exercício físico é térmica, ou seja, calor”, explica Jakson Couto, coordenador fitness da Bodytech Indianópolis, em São Paulo. Para compensar esse aumento de temperatura e permitir que você continue se exercitando sem que o corpo fique quente demais, o suor aparece.

Continua após a publicidade

5. Você aumenta sua frequência cardíaca

Ao iniciar uma atividade física, o corpo pede por mais oxigênio para manter os músculos acionados trabalhando. Sendo assim, é necessário que o sangue transporte esse elemento químico com mais velocidade. “Para que a entrega de oxigênio seja maior, é preciso um fluxo sanguíneo também maior, e isso só é possível com a elevação dos batimentos cardíacos”, esclarece Couto.

Leia mais: 6 exercícios silenciosos para fazer em casa a qualquer hora

6. Você altera o funcionamento do seu intestino

Exercícios aeróbicos de longa duração podem provocar a aceleração de movimentos intestinais e levar à diarreia, vômitos e náuseas. Isso acontece porque o corpo desvia o fluxo sanguíneo do intestino para concentrá-lo na musculatura que está sendo utilizada.

7. Você sofre uma oscilação hormonal

Durante a atividade física, seus hormônios assumem o controle do organismo: a adrenalina dispara e, logo em seguida, as endorfinas passam a ser liberadas, o que acaba aliviando a dor e melhorando o humor.

 

 

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

 

Publicidade