5 atitudes que atrapalham seu emagrecimento sem você saber
Descubra se as táticas que você vem usando para perder peso estão prejudicando seu objetivo final
Você acorda bem cedinho todos os dias para passar horas na academia, corta o carboidrato das refeições e até gasta uma boa grana em tratamentos estéticos. Mesmo assim, parece que seu corpo não está a fim de queimar as gordurinhas extras. “Não é só questão de contar calorias, o corpo precisa de fontes energéticas adequadas e mudanças fisiológicas para perder peso”, diz o preparador físico Alexandre Bró, palestrante da feira Fitness Brasil, que acontece entre os dias 28 e 30 de abril, e autor do livro 12 Semanas Para Emagrecer e Vive Melhor (Academia da Inteligência). “Muitas vezes, as pessoas adotam dietas e seguem rotinas fitness sem saber que estão retardando o metabolismo.” Veja, a seguir, alguns erros que você possa estar cometendo.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA
1. Treina por muito tempo, mas com pouca intensidade
Caminhar na esteira por três horas queima cerca de 1 200 calorias. Correr por uma hora também, só que os efeitos no corpo são completamente diferentes. “Você precisa fazer exercícios vigorosos para que o corpo se desgaste e passe por um processo de regeneração, que mantém o metabolismo acelerado por dias”, explica Alexandre.
Além de gastar energia para reconstruir a musculatura, você também melhora o funcionamento das mitocôndrias, responsáveis pela respiração celular. “Seu organismo produz mais dessas organelas para compensar o déficit de oxigênio provocado pelo treino aneróbico”, explica Alexandre. “Assim, a oxidação da gordura e do carboidrato se torna mais eficiente, mesmo quando em repouso.”
GymPass BOA FORMA: treine em mais de 12 mil academias por um valor fixo
2. Pula a musculação
A gente sabe que nem todo mundo se empolga em encarar o leg press ou o supino. Porém, o treino de força é tão importante quanto seu tiro de corrida na hora de emagrecer. “Você se protege de lesões, acelera o metabolismo basal – já que, há gasto energético para manter a musculatura – e evita que pernas e bumbum fiquem flácidos após a redução da gordura”, ressalta Alexandre, que afirma que os exercícios funcionais com peso do próprio corpo não proporcionam a mesma resistência que as máquinas da academia.
3. Corta o carboidrato
Dietas restritivas que eliminam totalmente o nutriente, inclusive aquele proveniente de frutas e legumes, em vez de emagrecer, fazem você desacelerar. “Quando o organismo percebe que sua fonte de energia está escassa, ele deixa o metabolismo mais lento e até aumenta o armazenamento de gordura”, diz Alexandre. É como se o corpo entendesse que você não está encontrando alimento e precisa se proteger para não morrer de fome. E pior: ele começa a usar a proteína dos músculos como substrato, já que o processo é muito mais simples do que o necessário para utilizar a gordura.
4. Esquece de beber água
“Se até agora você não toma dois litros do líquido diariamente, vou dizer uma coisa que vai convencê-la a adotar o hábito: para eliminar gordura, seu corpo precisa de um meio aquoso. “Mesmo para a quebra do carboidrato consumido, é necessário bastante água”, diz Alexandre. Os copos ingeridos durante o treino entra como um volume extra para compensar o suor. “Um a cada 15 minutos costuma ser o suficiente.”
5. Não ajuda o funcionamento do fígado e do intestino
Sucos e alimentos detox não servem para emagrecer – pelo menos, não diretamente – mas ajudam esses órgãos a trabalhar como devem. “O fígado pode ficar sobrecarregado de toxinas e impurezas que precisam ser eliminadas para que ele funcione bem, inclusive no processamento de gordura”, explica Alexandre. Já o intestino depende dos probióticos (encontrados no kefir, em alguns iogurtes, no leite fermentado, no chucrute…), que alimentam os micro-organismos do bem responsáveis pela absorção dos nutrientes.