Continua após publicidade

3 dúvidas sobre como cuidar das suas roupas de academia

Saiba o melhor jeito de lavar e guardar os looks da ginástica para fazê-los durar por muitos treinos

Por Julia Carneiro
Atualizado em 17 fev 2020, 15h06 - Publicado em 19 set 2017, 19h07
Par de tênis e top de academia no chão de madeira
 (Userab9fe5bb_275/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Pode usar amaciante? Aliás, vai na máquina? Como tira a mancha de desodorante? Tem jeito certo de guardar? As dúvidas de como conservar seus looks fitness são como um cesto de roupa suja, cada hora surge um novo item para integrar o bolo.

Leia também: Sua roupa de ginástica tem prazo de validade, sabia?

Mas sem desespero! Há um caminho certo para conservá-las e fazer com que durem mais tempo com um aspecto novinho – na medida do possível e da intensidade do seu treino! Abaixo, explicamos o que deve ser feito para você não abreviar a vida útil da sua roupa de ginástica nem sabotar o investimento naquele look bapho de academia.

Confira três dúvidas (que certamente já passaram por sua cabeça) esclarecidas:

Leia também: Vai começar a correr? Aprenda a escolher seus itens de vestuário

1. Como devo lavar as roupas de ginástica?

“A melhor opção é fazer a limpeza à mão, com sabão neutro”, diz Carol Rosa, personal organizer, de São Paulo. Mas, como nem todo mundo dispõe desse tempo, se for para colocá-las na máquina, lave-as separadamente das roupas comuns e do avesso. Outra regra é escolher a temperatura fria e não usar amaciante. “O produto se instala nas fibras do tecido, compromete a ventilação e até influencia para o acúmulo de bactérias na peça”, explica Anna Palhares, especialista em produtos da Nike. “Mesmo assim, peças mais fininhas e com tecnologia dri-fit devem ser lavadas no tanque”, afirma Carol.

2. Dá para tirar o cheiro de suor e a mancha de desodorante?

Neste caso, não tem jeito: entra em cena seu trabalho manual. “O indicado é deixá-las de molho antes da lavagem oficial”, segundo a personal organizer. Se puder, dê uma lavadinha pontual nos focos de suor e de acúmulo de antitranspirante. Isso exige um pouco de empenho, mas evita as manchas endurecidas que costumam aparecer no local das axilas.

Continua após a publicidade

3. E no armário, qual o melhor jeito de guardá-las?

Como as peças são molinhas, realmente é complicado armazená-las de maneira organizada. Por isso, cestos e divisores das gavetas podem ajudar. Dica esperta da Carol: “Meias e shorts podem ser dobrados em formato de envelope para não danificar o elástico.” E, se você gosta de sabonetes, anti-mofos e aromatizantes, deixe-os sempre em saquinhos para evitar que manchem as roupas. Não esqueça que os tênis, logo após usados, não devem ir direto para o guarda-roupas — deixe-os em lugar arejado por algumas horas antes de armazená-los.

Publicidade