Continua após publicidade

10 cuidados que as novas corredoras devem ter

O esporte pode trazer muitos benefícios. Você só precisa tomar alguns cuidados antes de dar a passada inicial...

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 26 abr 2024, 10h44 - Publicado em 7 out 2015, 16h58
Jacob Ammentorp Lund/ Thinkstock/ Getty Images
Jacob Ammentorp Lund/ Thinkstock/ Getty Images (/)
Continua após publicidade

Correr é um esporte de impacto, que ativa os seus músculos, ligamentos e tendões. Por isso, a atividade gasta mais calorias do que uma simlpes caminhada. A boa notícia é que você pode transformar os tranquilos passinhos em um treino de corrida – sem grande esforço. Mas, antes confira alguns cuidados que você deve ter:

Antes de correr….

1. Tênis novo? Nem pensar!
Se você começou a praticar a corrida agora, não precisa se preocupar com calçados extravagantes e cheios de tecnologia. Procure um tênis confortável e de preferência usado, assim você evita calos e bolhas, que geralmente aparecem quando usamos um sapato novo.

2. Vá com calma
Correr com muita velocidade logo no início pode causar lesões. Por isso, o truque é manter um ritmo tranquilo, em que você consiga manter uma conversa enquanto pratica, por exemplo. Alternar entre corrida e caminhada também facilita o processo de adaptação do seu corpo. Mas, atenção: se você ficar ofegante após ou durante a corrida, está indo rápido demais.

3. Treine ao ar livre – se o tempo permitir, claro!
O impacto que o seu corpo segura ao ar livre, faz com que ele fique mais forte para correr na esteira. E você pode começar treinando na praia! Como a areia fofa absorve os impactos, você tem menos chances de sofrer com inflamações e problemas de tendinite, principalmente na planta do pé. Mas, cuidado: o terreno tem menos estabilidade, o que pode causar torções.

Continua após a publicidade

4. Dieta rica em carboidratos? Corta essa!
Quem já corre há algum tempo, muitas vezes, necessita de mais carboidratos e proteínas no cardápio. Mas, como iniciante, você não precisa ficar encanada com a dieta. Preocupe-se apenas em seguir uma alimentação saudável e equilibrada.

5. Não corra se você acabou de comer ou está com fome
Cerca de 90 minutos antes de correr, coma um lanche leve ou uma refeição composta de carboidratos simples (aveia, banana ou beterraba), que são fáceis de digerir e não vão pesar no estômago. E deixe de lado os alimentos picantes, que podem causar indigestão. Também evite comer muito para não se sentir cansada.

6. Sem tédio
Corra com um amigo, aposte em uma playlist poderosa ou faça algum exercício de respiração. Contar os passos ou semáforos também faz com que o tempo passe mais rápido.

Continua após a publicidade

7. Aqueça
Comece o treino com uma caminhada de cinco minutos e, depois, vá para a corrida. Você também pode apostar em alguns alongamentos dinâmicos (como elevação dos joelhos ou chutes para trás), mas só aposte nos alongamentos estáticos (como o tradicional – tocar os dedos dos pés) depois da corrida.

Depois da corrida…

1. Relaxe e faça um alongamento
Ao final do treino, caminhe por cinco minutos e, em seguida, faça uma série de alongmentos estáticos para relaxar os músculos e evitar lesões.

2. Coma!
Os alimentos que você come no pós-treino ajudam o seu corpo a reconstruir os músculos, o que faz com que você ganhe mais força e resistência. Aposte em um lanche com proteína e carboidratos.

Continua após a publicidade

3. Beba água
Quanto mais você corre, mais o seu corpo irá suar. Por isso, beber água é fundamental para repor os líquidos e minerais perdidos.

Publicidade